Olá, bom dia! Chegamos a mais um Café com Ânderson. Nesta sexta-feira, 17 de maio de 2024, trago as notas dos temas que fecham a semana. Leia abaixo:
Continua depois da publicidade
Na história
O advogado Péricles Prade que, infelizmente, nos deixou nesta quinta-feira (16), fez parte de um dos episódios mais marcantes da história da política catarinense. Ele atuou como advogado de acusação no primeiro processo de impeachment do ex-governador Carlos Moisés da Silva (Republicanos), em 2020.
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
Aliás
Ainda tem quem ache que Moisés pode, sim, disputar a eleição para a prefeitura de Tubarão em outubro.
Vem aí
O governo de SC prepara um pacote de obras contra enchentes no Vale do Itajaí nos próximos meses. O primeiro passo foi a dragagem de três rios na região de Rio do Sul. O mesmo processo deve avançar para todo o Vale. Ainda vão vir três novas barragens, manutenção das atuais estruturas de contenção de cheias e um diagnóstico da situação hidrográfica em todo o Estado. Os anúncios devem ser feitos em breve pelo governador Jorginho Mello.
Continua depois da publicidade
Falando nisso…
Há insatisfação entre um grupo de militares estaduais com a criação da gratificação de 40% para os membros da Defesa Civil do Estado, aprovada na Alesc nesta semana. A alegação é que os demais servidores militares também deveriam ser beneficiados e não somente os que estão cedidos para o órgão de proteção. O governo justifica que a gratificação é um incremento para garantir que bons profissionais permaneçam no setor e valoriza o combate a desastres climáticos.
Visita do Norte
A deputada federal do Amapá, Silvia Waiãpi (PL), esteve na Alesc visitando o deputado Carlos Humberto (PL). Militar e especialista em salvamento e resgate aéreo, a parlamentar veio conhecer de perto o trabalho do Hemosc e do Samu no resgate de pessoas acidentadas, por meio do Programa Sangue Total. O tema foi tratado na Comissão do Mercosul, da Assembleia e presidida pelo parlamentar liberal, nesta semana. Waiãpi atuou no governo Bolsonaro antes de conquistar uma cadeira na Câmara dos Deputados.
60 anos
Um dos restaurantes mais tradicionais de Santa Catarina, tanto pela gastronomia quanto pelas decisões políticas tomadas dentro dele, completou seis décadas. O Lindacap (veja foto abaixo), que atualmente funciona em Coqueiros, na região Continental de Florianópolis, é administrado por Silvio Bortolotti, filho de Arlindo Bortolotti, fundador do espaço, e Carol Bortolotti de Pellegrini, neta de Arlindo. O ambiente do restaurante é palco de encontros importantes da política catarinense e reúne, constantemente, nomes de peso dos bastidores do poder.
Podemos
A deputada estadual Paulinha se licenciou do comando do Podemos em SC para participar da ajuda humanitária no RS. O colega dela de Alesc Lucas Neves é quem assume, por 15 dias.
Continua depois da publicidade
Reações
Surge a tese de que as eleições municipais no Rio Grande do Sul podem ser adiadas por conta das inundações no Estado vizinho. Salvo por uma questão logística da Justiça Eleitoral, me parece que a população vai se manifestado contra a ideia. Nas redes sociais, as pessoas mostram-se ainda mais interessadas em votar neste ano depois do que aconteceu.