Olá, bom dia! Vamos com o Café com Ânderson desta quarta-feira, 16 de outubro de 2024. Os destaques, bastidores e informações dos Poderes. Leia abaixo:
Continua depois da publicidade
Pacificado
O governo do Estado não deve ter dificuldades para aprovar na Alesc os projetos que criam o convênio simplificado, em substituição ao famigerado “PIX” criado em 2021 por Carlos Moisés da Silva. A construção do Executivo com o Legislativo deve ser feita nesta semana, com a aprovação a ser concluído em breve.
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Figuras importantes
Dois nomes estiveram na linha de frente da construção do convênio simplificado: Marcelo Mendes, chefe da Casa Civil, e Marcos Vieira, deputado estadual. Um pelo Executivo e outro pelo Legislativo. Ao final, coube ao governador Jorginho Mello a batida do martelo sobre a alternativa encontrada.
Drogas
A vice-governadora Marilisa Boehm decidiu convocar as secretarias de Estado da Saúde, Assistência Social, Mulher e Família e da Educação para discutir a atualização do Plano Estadual de Políticas Públicas Sobre Drogas. A decisão foi tomada após ela ter sido procurada pelo deputado estadual Marcos da Rosa (UB), que alertou sobre a defasagem da iniciativa, criada em 2014.
Continua depois da publicidade
Próximos passos
A vice-governadora quer reunir técnicos das três secretarias para fazer um diagnóstico do Plano Estadual. A partir dos resultados, a ideia é promover as eventuais alterações para a realidade atual.
Consenso
A bancada eleita do PL para a Câmara de Vereadores de Florianópolis se reuniu na noite desta terça-feira (15). O presidente do Legislativo, João Cobalchini (MDB), esteve presente. Ele é candidato à reeleição no comando da Câmara e poderia ter Manu Vieira (PL) como adversária. Entretanto, a tendência é de que os liberais estejam alinhados ao que já havia sido acordado dentro do grupo que apoio Topazio Neto (PSD) à reeleição.
Pós-operação
Ficou agitado o clima em Forquilhinha depois que o TJ-SC mandou afastar do cargo o prefeito da cidade, José Cláudio Gonçalves, o Neguinho (PSD). O vice, Antonio Matias, o Chile (PDT), fez um “exoneraço” no secretariado horas depois da operação da Polícia Civil na cidade.
Resposta
Os aliados de Neguinho chamaram uma coletiva de imprensa para esta quarta-feira (16). Eles devem reagir ao movimento do vice, feito na tarde de terça-feira (15).
Continua depois da publicidade
Terceira via
Há um movimento sendo organizado por advogados independentes para lançar uma chapa de terceira via para concorrer à presidência da OAB-SC nas eleições de 22 de novembro. Encabeçada pelo advogado Rodrigo Curi, a chapa vem ganhando força nos bastidores. O grupo diz não concordar com as diretrizes institucionais da OAB, ao mesmo tempo que não apoia os ideais da chapa de oposição.
As chapas
Caso o grupo encabeçado por Curi se confirme, serão três chapas para disputar a eleição da advocacia. As outras duas são lideradas por Juliano Mandelli (situação) e Vivian de Gann (oposição).
Agenda
O governo do Estado lança na segunda-feira (21), às 14h, o programa SC Mais Inovação. O modelo pretende fomentar e consolidar a rede estadual de hubs de Inovação em 21 microrregiões de Santa Catarina. A iniciativa, coordenada pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI) vai transformar a Rede Catarinense de Centros de Inovação em uma plataforma que conecte governo, iniciativa privada, academia e sociedade civil.