Olá, olá! Bom dia! Chegou a sexta-feira, 16 de agosto de 2024. O Café com Ânderson está servido, quentinho de informações e bastidores. Leia abaixo:
Continua depois da publicidade
Agora vai
O projeto da famigerada Lei Orgânica da Controladoria-Geral do Estado (CGE), finalmente tem data para chegar na Casa Civil com rumo à Assembleia Legislativa: 31 de outubro de 2024. O controlador Pedro Waltrick apresentou o cronograma nesta quinta-feira (15) para os servidores do órgão e pediu apoio para a elaboração de uma proposta que seja bem recepcionada pelo governo.
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
Ritmo intenso
Nomeado no dia 1º de agosto no cargo e próximo ao governador Jorginho Mello, Waltrick está impondo um ritmo que tem chamado a atenção nos bastidores da CGE: no quinto dia útil como controlador-geral conseguiu a tão pedida homologação do concurso para auditor do Estado, carreira que atua na Controladoria e que está há mais de 18 anos sem renovação. A lei orgânica é o próximo compromisso dele com apoio do governador Jorginho.
O primeiro
Logo mais, às 9h, os candidatos de Florianópolis estarão frente a frente para o primeiro debate oficial da campanha, que começou à 0h desta sexta-feira (16). Será na CBN Floripa e no NSC Total. A expectativa é alta para que se veja qual vai ser a postura dos candidatos no primeiro encontro. A transmissão será feita aqui.
Continua depois da publicidade
Como será
O debate terá três blocos. Nos dois primeiros, a dinâmica prevê duas etapas, sendo que na primeira os candidatos se perguntam entre si. Na segunda, este colunista e o colega Renato Igor fazem perguntas aos candidatos sobre os eixos do projeto SC Ainda Melhor. Por fim, no último bloco, os candidatos fazem as considerações finais. O mediador será Raphael Faraco. Começa às 9h.
Aliás…
Falando em começo de campanha, nem é muito difícil perceber que pedir voto está liberado. As redes sociais tornaram-se uma espécie de um muro a céu aberto cheio de adesivos e placas de candidatos.
Também disputará
A coluna registrou nos últimos dois dias os nomes de dois prefeitos investigados e presos em operações recentes que decidiram disputar a reeleição. Um terceiro nome também está confirmado: é Fernando de Faveri (MDB), prefeito de Cocal do Sul. Ele ficou preso por 29 dias entre junho e julho deste ano na operação Fundraising.
Vai para o TSE
A discussão sobre impulsionamento pago nas redes sociais para criticar pré-candidatos vai terminar no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Advogados das campanhas de Florianópolis que sofreram derrotas no TRE-SC dentro do debate vão recorrer ao órgão em Brasília para tentar reverter o cenário. Uma das alegações é que os vídeos em discussão não continham cunho eleitoral.
Continua depois da publicidade
Vaga de desembargador
Na próxima quarta-feira, 21 de agosto, o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ-SC) vai homologar a aposentadoria do desembargador Raulino Jacó Brüning, que nesta quinta-feira (15) se despediu da 1ª Câmara de Direito Civil, onde atuava. Brüning é oriundo do MP-SC. Por conta disto, uma nova vaga de Quinto Constitucional vai ser aberta nos próximos dias.
Trâmite
Com a aposentadoria de Brüning confirmada, o Conselho Superior do MP-SC deve votar a Lista Sêxtupla com os nomes a serem enviados ao TJ-SC no dia 4 de setembro. Caberá aos desembargadores escolher três nomes. Por fim, o governador Jorginho Mello é quem decide.
Quem disputa
A corrida pela vaga deve ser intensa no MP-SC. Os possíveis inscritos para a Lista Sêxtupla são: os procuradores de Justiça Gladys Affonso, Genivaldo da Silva, Monika Pabst, Carlos Henrique Fernandes, Rui Schiefler, Cid Schmitz, Alexandre Graziotin, Andreas Eisele e o promotor de Justiça Luciano Naschenweng.