Olá, bom dia! Vamos aos destaques desta terça-feira, 15 de outubro de 2024. O Café com Ânderson está servido. Leia abaixo:

Continua depois da publicidade

“PIX”

O Grupo Gestor de Governo (GGG) do Estado definiu uma proposta para substituir o modelo das transferências especiais voluntárias (TEVs), o antigo “PIX”, para o envio de recursos às prefeituras de Santa Catarina. A medida vem depois que o STF considerou o modelo atual inconstitucional. Os trabalhos vêm sendo coordenados pelo chefe da Casa Civil, Marcelo Mendes.

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

A decisão

Nesta terça-feira (15), Mendes vai levar a proposta do GGG para o governador Jorginho Mello (PL), que baterá o martelo sobre o formato. O governo tem pressa no assunto. As prefeituras pressionam pela retomada do repasse do recursos. Só nos últimos dois anos, foram R$ 2 bilhões enviados.

Na Alesc

O tema deve estar na pauta da Alesc, nesta terça-feira (15). Os deputados já demonstram preocupação com o assunto.

Continua depois da publicidade

Olho nisso

A operação Maktub, que já afastou dois prefeitos do cargo no Sul de Santa Catarina, vai se mostrando com potencial de desvendar outras irregularidades na relação de empresários com agentes públicos. Nesta terça-feira, a Polícia Civil cumpriu mandados e afastou do cargo o prefeito de Forquilhinha, Neguinho (PSD).

Alvo

Um dos principais alvos da Maktub é um empresário que teria relação com agentes públicos. Ele teria participado de licitações nas prefeituras investigadas.

Sem prisão

No caso de Forquilhinha, a Polícia Civil havia pedido a prisão do prefeito da cidade. O MP-SC, porém, indiciou pelo afastamento, o que foi acatado pelo desembargador Leopoldo Brüggemann.

Vice

A advogada Gisele Kravchychyn é a pré-candidata a vice na chapa de situação da OAB-SC comandada por Juliano Mandelli. A confirmação ocorreu nesta segunda-feira (15). O nome dela já era especulado nos bastidores. Pela oposição, Vivian De Gann é a pré-candidata à presidência. A eleição ocorre em 22 de novembro.

Continua depois da publicidade

Segurança

O governo do Estado tem uma dor de cabeça para resolver na área da segurança pública: o efetivo das corporações. Só na PM-SC, por exemplo, o quadro atual resume a situação. São 9.682 servidores, abaixo do limite prudencial de 10 mil. Isto já contando com os praças e oficiais em formação, que vão concluir o curso no final do ano.

Confirmado

O ministro do STF Dias Toffoli será um dos palestrantes do congresso que vai comemorar os 35 anos da Constituição de Santa Catarina. O evento ocorre em 7 e 8 de novembro, no Palácio Barriga Verde, a sede da Assembleia Legislativa (Alesc). Além dele, estão no evento outros nomes de pesa como o ex-presidente Michel Temer, o procurador-geral da República Paulo Gonet, a ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Edilene Lôbo e o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Marco Aurélio Buzzi.