Olá, bom dia! Está servido o Café com Ânderson desta segunda-feira, 14 de outubro de 2024. As notas quentes de bastidores e de informações. Leia abaixo:

Continua depois da publicidade

Presságio

Na última sexta-feira (11), a juíza da Vara Crimina da Região Metropolitana da Capital, Viviana Gazaniga Maia, rejeitou um pedido da defesa do vereador Gui Pereira (PSD), investigado na operação Presságio. Os advogados de Pereira alegaram que foram ouvidos boatos de um pedido de prisão preventiva contra o parlamentar. Diante disso, apresentaram uma petição pelo indeferimento do eventual pedido e também fizeram outras solicitações.

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

Prisão

A defesa solicitou que, caso a prisão fosse aceita, a condução ocorra feita da “forma mais republicana possível, preservando a integridade moral e psicológica dos membros da família do investigado, dispensando-se, inclusive, o uso de algemas”. Os advogados ainda afirmaram que o vereador “permanece de prontidão para atender a qualquer comando judicial, sendo dispensável qualquer ação policial extrema, bastando uma simples convocação para apresentação”.

Argumentos

Ao negar o pedido, a juíza disse que: “as representações de medidas cautelares para a decretação de prisões preventivas, caso existam, tramitam em sigilo, justamente para garantir o sucesso da operação policial. Assim, eventuais boatos acerca da existência de pedido desta natureza formulado contra o investigado não podem embasar a análise dos requisitos legais para tanto, de forma antecipada, como postulado pela defesa”. Por fim, ela garantiu que, em caso de eventual pedido formalmente ajuizado, certamente serão analisados cuidadosamente os requisitos legais.

Continua depois da publicidade

Aqui e lá

O deputado Daniel Freitas (PL) fez duas confraternizações no final de semana para celebrar o resultado eleitoral. O primeiro foi em Florianópolis, e o segundo em Criciúma. Com reduto eleitoral no Sul do Estado, o parlamentar tem expandido a atuação para a região da Capital, que em 2022 não elegeu deputado federal.

Disputa

Em 2026, a briga pelo voto da Grande Florianópolis deve ser intensa, principalmente dentro do próprio PL. Além de Daniel Freitas, outro nome que deve se lançar de olho no eleitorado da região é Bruno Souza.

Novos juízes

Será nesta segunda-feira (14), às 17h, a posse de 31 novos juízes substitutos do Poder Judiciário catarinense. Eles foram aprovados no concurso público iniciado em 2023. O ato ocorre na Sala de Sessões Ministro Teori Zavascki, localizada na sede do TJ.

Tucanos

A avaliação do presidente estadual do PSDB, Marcos Vieira, é que o partido no Estado só tem a crescer daqui para frente. Na visão dele, a sigla atingiu um limite de perdas, o que aponta, na visão dele, que os tucanos tendem a evoluir nas próximas eleições.

Continua depois da publicidade

Mudou

A confirmação do prefeito Topazio Neto (PSD) de que Florianópolis terá fogos de artifício no Réveillon 24/25 é a comprovação do quão frustrante foi a tentativa com drones, na última edição.

De volta

Depois de disputar a eleição em Tubarão, Carlos Stüpp voltou para a Alesc, onde ocupava o cargo de coordenador do Orçamento Estadual dentro da Assembleia. O retorno ocorre para a mesma função.