Olá, bom dia! Estamos na quinta-feira, 14 de novembro de 2024. O Café com Ânderson está servido de notas quentes. Leia abaixo:
Continua depois da publicidade
O escolhido
Depois da exoneração de Levy Hermes Rau do cargo do SC Saúde, na segunda-feira (11), pela suspeita de irregularidades em cirurgias feitas por ele e autorizadas pelo plano de saúde dos servidores estaduais, o governador Jorginho Mello já escolheu o substituto na cadeira. É Enore Crippa. Ele foi nomeado para a função nesta quarta-feira (13).
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Currículo
O novo diretor do SC Saúde é de Tangará, no Meio Oeste de Santa Catarina, mas mora em Florianópolis desde o final da década de 1980. Foi escriturário e inspetor no Besc. Passou pela diretoria de Seguridade da Fundação Codesc de Seguridade Social (FUSESC), onde se aposentou em 2002. Também foi diretor de uma clínica médica no Centro da Capital.
Dia D
Deve passar de seis horas de duração o julgamento da denúncia contra Clésio Salvaro e mais 20 pessoas denunciadas na operação Caronte, nesta quinta-feira (14). A sessão começa às 21h, no TJ-SC. Caso a denúncia seja aceita, todos viram réus. Existe também a possibilidade de que a acusação seja feita somente em relação a parte dos investigados.
Continua depois da publicidade
Sessão longa
Os advogados dos 21 denunciados se inscreveram para fazer sustentação oral no julgamento. Cada um terá 15 minutos para manifestações, além do mesmo tempo para o MP-SC. Há ainda o voto da relatora, que deve ser longo, e os votos dos outros dois desembargadores que votam nos casos julgados pela desembargadora Cinthia Bittencourt Schaefer.
Encontro
O governador Jorginho Mello e o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi, estiveram nesta quarta-feira (13) com o presidente do Tribunal de Contas de Estado (TCE-SC), Herneus de Nadal. A reunião ocorreu a portas fechadas.
Assunto
A assessoria de Comunicação do governo disse que o tema estaria a uma questão dos hospitais, mas não deu outros detalhes.
Duas licitações
A obra de terceira faixa da SC-401 será feita em duas licitações diferentes. A primeira, lançada na semana passada, prevê os serviços de ampliação da via, drenagem, calçadas e ciclovia, dentre outros serviços menores. Neste caso, o valor da licitação é de R$ 59,3 milhões. Já outro edital ainda deve ser lançado para que sejam incluídos o dois viadutos previstos no projeto. Aí a obra deve ir para a casa dos R$ 73 milhões.
Continua depois da publicidade
Turismo na escola
A Assembleia Legislativa aprovou a inclusão da temática turística nas escolas da rede pública estadual. O programa busca aproximar os estudantes dos principais atrativos do estado, promovendo educação e valorização da cultura local, com visitas monitoradas e atividades extraclasse. O deputado Lucas Neves (Podemos), autor do projeto, destaca que a iniciativa visa fortalecer o setor e incentivar o empreendedorismo desde a sala de aula. O projeto agora aguarda a sanção do governador.
Pinhão na merenda
A Alesc também aprovou, nesta quarta-feira (13), durante a sessão itinerante em Lages, o projeto dos deputados Neodi Saretta (PT) e Marquito (PSOL) para que a alimentação escolar tenha pinhão adquirido de pequenos produtores e empreendimentos da economia solidária e agricultura familiar. O texto também segue para sanção do governador.
Off
Nesta sexta-feira (15), por conta do feriado da Proclamação da República, não haverá Café com Ânderson. A coluna retorna na segunda-feira (18), com notas quentes.