Bom dia, bom dia! O Café com Ânderson desta quarta-feira, 13 de novembro de 2024, está servido. Os bastidores movimentados do Poder em Santa Catarina você vê aqui. Leia abaixo:
Continua depois da publicidade
Festa e climão
O evento de comemoração de 89 anos da secretaria de Segurança Pública (SSP), que era de festa e bons anúncios do governador Jorginho Mello (PL), terminou com climão nos bastidores. Ao discursar depois de confirmar a proposta que dará paridade e integralidade para servidores das polícias Civil, Penal, Científica e o sistema socioeducativo, Jorginho falou sobre o pedido dos praças da PM, que lutam pelo chamado “grau acima”. Em pouco mais de dois minutos em que tratou sobre isso, o governador descontentou tanto os praças como oficiais militares estaduais.
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
As falas
Jorginho tem sido cobrado pela Aprasc, a associação dos praças, por conta de uma promessa de campanha, em 2022, sobre o assunto. Ao falar da promessa, no evento da SSP, o governador disse que a fez porque foi pego de surpresa. Depois, cutucou os oficiais, que na opinião dele deveriam defender o governo no tema. Jorginho chegou a citar o comandante-geral da PM-SC, Aurélio José Pelozato, que ficou numa saia justa. Ao final do dia, tanto a Aprasc como a Acors, entidade dos oficiais, se manifestaram em notas reagindo ao que disse Jorginho.
CGE se manifesta
Depois de um posicionamento que repercutiu nos bastidores sobre o caso da telemedicina/Ciasc, na metade da semana, a Controladoria-Geral do Estado (CGE) emitiu uma nota nota, nesta quarta-feira (13). Inicialmente, o órgão havia dito que só emite pareceres quando provocado pelo Grupo Gestor de Governo (GGG) ou pelo governador. Agora, porém, a CGE corrige a rota e afirma que, paralelamente às demandas internas, existe uma auditoria-geral prévia, antes da execução da despesa. O monitoramento é feito por equipes e sistemas interno.
Continua depois da publicidade
Caso da telemedicina
No caso do CIASC, a nota da CGE: “aprofundamos análises e atuamos no sentido de evitar que houvesse o prosseguimento dos processos, recomendando para a Diretoria da Estatal, para o GGG e para o governador a imediata suspensão de todas as ações vinculadas ao contrato, evitando que houvesse qualquer tipo de desembolso indevido”.
Sem deembolso
A nota segue: “Destaca-se que não houve processo de contratação com desembolso e, caso algum fosse iniciado, certamente teríamos interferido antes de qualquer possibilidade de má aplicação de recursos ou prejuízo para os cofres públicos. No que diz respeito à legalidade, cabe à Procuradoria-Geral do Estado emitir parecer”.
Relator
A apuração no Tribunal de Contas do Estado (TCE) sobre o acordo de parceria de telemedicina assinado pelo Ciasc com uma empresa do Piauí tem como relator o conselheiro José Nei Ascari.
Empresários
Dois dos principais empresários da construção civil brasileira estiveram nesta semana em Florianópolis. Dentre as agendas de Rafael Menin e Eduardo Fischer, executivos da MRV Engenharia, esteve um encontro com o governador Jorginho Mello (PL).
Continua depois da publicidade
Baixo quórum
Almoço, nesta semana, na Casa D’Agronômica, reuniu a bancada federal do PL para um almoço com Jorginho Mello. Estiveram presentes os deputados federais Daniela Reinehr e Ricardo Guidi, além do senador Jorge Seif. Os demais não foram. O movimento de ausência teria sido puxado por Carol de Toni (PL). Julia Zanatta e Daniel Freitas acompanharam a lista dos ausentes. Há descontentamento internamente com alguns fatores, incluindo o peso que Jorginho tem dado a Jorge Goetten, agora no Republicanos, nas cidades.
Reviravolta
O caso envolvendo a vaga de suplente do vereador de Florianópolis Gabrielzinho, falecido em julho, teve uma mudança de cenário. Noemi Leal (União Brasil) havia conquistado uma liminar no TSE para ficar com a cadeira. Em decisão colegiada, entretanto, o Tribunal derrubou a liminar, nesta semana, e o TRE-SC já foi comunicado. Com isto, nesta quarta-feira (13) a Câmara da Capital deve ser intimada para dar posse novamente à Mônica Duarte (Podemos).
Brasília
O jornalista catarinense, Cleberson Marcon, assumiu o cargo de Diretor de Mídia da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República nomeado pelo ministro Paulo Pimenta.