Bom dia! Começamos mais uma semana, nesta segunda-feira, 13 de maio de 2024. O Café com Ânderson já está pronto. Leia abaixo:

Continua depois da publicidade

Futuro desembargador

“Deputado Ivan Naatz, deputado parceiro, que está caminhando para ir para o Tribunal de Justiça, minha proteção divina”, disse o governador Jorginho Mello (PL), nos último sábado, em evento no Alto Vale, ao mencionar a presença no local do parlamentar que disputará o Quinto Constitucional da OAB-SC por uma vaga de desembargador do TJ-SC.

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

Calma, calma…

O clima entre o atual prefeito da Capital, Topazio Neto (PSD), e o ex-prefeito Gean Loureiro (União Brasil) está tão tenso que a turma do “deixa disso” já foi chamada para tentar organizar as coisas.

Lista tríplice?

Já estaria circulando nos bastidores do PL uma proposta para a definição do nome do vice de Topazio na disputa de 2024. A ideia é que os liberais apresentem uma lista tríplice ao atual prefeito. Caberia a ele e ao grupo que comanda o PSD, então, a definição sobre a escolha.

Continua depois da publicidade

Nominata na mesa

Trabalhando na articulação da pré-candidatura a prefeito de Criciúma, o deputado federal e secretário de Meio Ambiente de SC, Ricardo Guidi (PL) desenhou a chapa que disputará a Câmara local. Os nomes foram apresentados no último sábado (11). Estão na lista quatro atuais vereadores: Juarez de Jesus, Manoel Rozeng, Nicola Martins e Obadias Benones.

Todos vão para o jogo

Em Florianópolis, caso nenhum dos 23 vereadores seja escolhido para disputar a majoritária, todos vão para a reeleição. Um ingrediente a mais naquela que promete ser uma das eleições mais disputada para a Câmara da Capital nos últimos anos.

Atenções voltadas

Mesmo sem o espaço para a sustentação oral das defesas, por regra do TJ-SC, o julgamento do recurso que pode mudar o futuro da operação Mensageiro, nesta quarta-feira (15), deve movimentar o Judiciário catarinense. Vai se discutir a competência da desembargadora Cinthia Bittencourt Schaefer para ser a relatora no TJ-SC dos casos que desceram para o primeiro grau.

Preocupação

Como se sabe, eleição não se ganha por antecipação. É por isto que, em várias cidades do Estado, onde o cenário já aponta para “vencedores” , há preocupação rondando as campanhas favoritas. Ainda há muito tempo pela frente, e o discurso nos bastidores tem sido de “pézinho no chão”.

Continua depois da publicidade

Histórico

Um dos júris mais longos de Santa Catarina foi finalizado sábado (11) à noite, em Canoinhas. O caso discutiu um homicídio de um jovem, em 2021. Foram seis dias de trabalhos, com o resultado final pela condenação dos três réus a penas de até 21 anos. O MP-SC teve a atuação de três mulheres na acusação: as promotoras Ana Maria Horn Vieira Carvalho, Andréia Tonin e Daniela Böck Bandeira. A defesa foi feita pelo criminalista Claudio Dalledone.

Centro de eventos

Considerado um “elefante-branco”, o Centro de Eventos Luiz Henrique da Silveira, em Florianópolis, teve lançado pelo governo do Estado um chamamento público para que empresas apresentem as propostas que vão embasar o futuro edital de concessão da estrutura.

Solidariedade

A Associação dos Advogados Criminalistas de Santa Catarina (AACRIMESC) lançou uma campanha de solidariedade para apoiar as vítimas das recentes enchentes no Rio Grande do Sul. Grande volume de doações já foi arrecadado. A entidade também coordena uma ação nacional para montar kits de higiene feminina destinados às mulheres em situação de vulnerabilidade.

Veja os fatos em fotos do Café com Ânderson:

Continua depois da publicidade