Bom dia! Mais uma semana começando, e o Café com Ânderson chega para abrir a segunda-feira, 13 de janeiro de 2025. Leia abaixo:
Continua depois da publicidade
Em BC
O encontro anual de empreendedores levou o governador Jorginho Mello (PL) a Balneário Camboriú no final de semana. Políticos de diferentes partidos e empresários de várias partes do Estado estiveram presentes na cerimônia de abertura. A prefeita de BC, Juliana Pavan (PSD), e o prefeito de Camboriú, Leonel Pavan (PSD), também estavam lá.
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
O encontro
O evento de empreendedores também promoveu o primeiro encontro de 2025 entre Jorginho e o prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD). Os dois são os principais nomes no cenário político para a disputa do governo de Santa Catarina em 2026. Eles se encontraram durante o evento e se cumprimentaram com sorrisos (foto abaixo).
Na Serra
Na sexta-feira (10), Jorginho participou de um evento do CTG Laço da Mangueira Velha, em São Joaquim. Esta foi a segunda vez que ele visitou a Serra Catarinense em poucos dias de 2025, o que demonstra que a região deve receber bastante atenção do governador. Ainda mais agora que Carmen Zanotto (Cidadania), uma das principais aliadas políticas de Jorginho, assumiu a prefeitura de Lages. Ela, inclusive, esteve na agenda em São Joaquim.
Continua depois da publicidade
Contas
A situação financeira da prefeitura de Florianópolis ganhou destaque político, com vereadores de oposição a Topazio Neto (PSD) questionando o bloqueio de valores no orçamento de 2025. Em vídeo divulgado nesta segunda-feira (13), Topazio afirma que o movimento é feito anualmente, pois a estimativa de receita pode não se confirmar ao longo do ano.
A situação das finanças
Não é novidade nos bastidores que a prefeitura de Florianópolis enfrenta dificuldades financeiras. Desde 2023, as contas estão apertadas. O Tribunal de Contas do Estado (TCE-SC), no final de 2024, aprovou as contas de 2023, mas fez ressalvas sobre a situação financeira. O Ministério Público de Contas (MPC) havia opinado pela rejeição.
Alfinetada
No vídeo divulgado nesta segunda-feira (13) para falar sobre a situação financeira da prefeitura, Topazio fez um movimento pouco usual: alfinetou o governo Lula. Ao final da gravação, o prefeito afirmou que as acusações de que ele está cortando investimentos são “balela” e coisa de “gente que não entende de orçamento, como essa galera que está quebrando o Brasil”.
Rota da inovação
Blumenau, Rio do Sul, Curitibano e Campos Novos serão as primeiras cidades a receber os encontros regionais do SC Mais Inovação, programa lançado em outubro de 2024 pelo governo do Estado. A iniciativa, executada pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação, em parceria com a Unesc e universidades da Acafe, será liderada pelo secretário Marcelo Fett e a reitora Luciane Ceretta, com apoio do BRDE, ACATE, Facisc e outros parceiros institucionais.
Continua depois da publicidade
As datas
De 22 a 24 de janeiro, os municípios serão a rota de conexão entre empresas, governo, sociedade e academia, com a pauta de soluções inovadoras e tecnológicas.
Situação de rua
O prefeito de Criciúma, Vaguinho Espíndola (PSD), realizou uma ação na sexta-feira (10) que demonstra uma das linhas de trabalho que ele pretende adotar em seu mandato. Vaguinho acompanhou as equipes da prefeitura na abordagem a pessoas em situação de rua. Durante a ação, 15 moradores aceitaram a internação voluntária e foram encaminhados para os leitos clínicos contratados pela prefeitura.
Morro dos Cavalos
A Terra Indígena dos Morro dos Cavalos foi oficialmente homologada em uma solenidade ocorrida no sábado (11), em Palhoça. O evento contou com a presença da ministra dos Povos Indígenas (MPI), Sônia Guajajara. Lideranças políticas de Santa Catarina também participaram do ato.
Veja as fotos do Café com Ânderson
Continua depois da publicidade