Olá, bom dia! É sexta-feira! Estamos no dia 13 de dezembro de 2024, e o Café com Ânderson chega quentinho de bastidores e informações. Leia abaixo:

Continua depois da publicidade

Com ministro

O governador Jorginho Mello (PL) fez um movimento importante nesta quinta-feira (12) ao participar de um evento da concessionária do aeroporto de Joinville, ao lado do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho. Esse tipo de atitude é o que se espera de um governador de Santa Catarina na luta pelo Estado, independentemente de quem ocupe a presidência da República. A federalização do Porto de Itajaí levou Jorginho até Costa Filho. Temas dessa magnitude exigem uma liderança estadual para discutir questões com as autoridades federais.

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Concessionárias

Na época da inauguração do Contorno Viário, o governador justificou sua ausência no evento, comandado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, alegando que se tratava de uma obra financiada com recursos privados. A referência era à Arteris Litoral Sul, concessionária da BR-101 Norte. O caso do aeroporto de Joinville é exatamente o mesmo, já que os investimentos no terminal foram feitos pela CCR, administradora privada do local. A presença de Jorginho, portanto, sinaliza uma importante mudança de postura em relação ao governo federal, algo que, de fato, precisava ocorrer.

Secretariado

A Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Florianópolis deverá ser comandada pelo ex-deputado estadual Bruno Souza (PL). A informação já é dada como certa nos bastidores e não agradou a autoridades que acompanham o setor na Capital. Bruno tem um perfil polêmico, especialmente em relação ao tema das pessoas em situação de rua, o que gerou preocupações. Sua nomeação é uma indicação do PL para a nova composição da prefeitura.

Continua depois da publicidade

Educação

O secretário municipal de Educação deverá ser Otávio Lebarbenchon Neto, nomeado pelo prefeito Topazio Neto (PSD). O escolhido é professor da Udesc, já foi secretário de Administração do Estado e passou pelo comando de diversas empresas, incluindo a Unimed.

Ausência

A ausência da vereadora Maryanne Mattos (PL) na reta final de votações importantes no Legislativo da Capital repercutiu entre vereadores da base do prefeito Topazio Neto (PSD). Vice-prefeita eleita, ela está em viagem pela Europa e não votou, por exemplo, na reforma administrativa do novo mandato de Topazio e dela, para 2025-2028. O orçamento do próximo ano será votado na segunda-feira (16), e Maryanne também não estará presente, pois não se licenciou do cargo.

Justificativa

Procurada pelo Café, a assessoria de Maryanne explicou que a viagem é uma comemoração do aniversário de 18 anos e da formatura da filha, já programada. Além disso, a assessoria informou que as licenças do cargo ocorrem apenas em casos de ausência superior a 30 dias. Maryanne tem justificado suas ausências nas sessões e continua acompanhando as movimentações políticas da Capital. Seu retorno está previsto para o dia 25/12.

Aliás

Há uma disputa interna pela Secretaria de Ordem Pública da Prefeitura de Florianópolis que envolve a vice-prefeita eleita. A pasta está sendo alvo de discussões internas para o próximo ano. Inicialmente, Maryanne Mattos teria indicado o atual chefe da Guarda Municipal, Andrey de Souza Vieira, para comandar a secretaria. Contudo, a ideia não avançou, e ela mesma passou a ser cogitada para o cargo.

Continua depois da publicidade

O cargo

Atualmente, o cargo é ocupado pelo coronel da reserva da PM-SC Araújo Gomes, nome que agrada pessoas próximas a Topazio para continuar na função.

No STJ

No final de novembro, o Superior Tribunal de Justiça (STJ), por 3 votos a 2, trancou uma ação penal contra um ex-prefeito de Governador Celso Ramos. A ação apurava supostas irregularidades em licitações para a contratação de jornais pelo município. Após a decisão, a ação foi encerrada. O habeas corpus foi protocolado pela defesa do ex-agente público, realizada pelo escritório Bessa Neto & Brustolin Advocacia.

Reafirmou

Em evento na manhã desta quinta-feira (12) na Capital catarinense, o governador Jorginho Mello (PL) reafirmou que o PL apoiará o deputado Julio Garcia (PSD) na eleição da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). Em entrevista a jornalistas, Jorginho afirmou: “Vamos apoiar, já foi decidido, a bancada já decidiu, vamos ter uma participação importante na Mesa, como todos os outros partidos vão ter. Nosso candidato do PL é o deputado Julio Garcia”. A afirmação já havia sido feita na semana passada a este colunista e foi novamente reiterada.

Férias

A partir da próxima segunda-feira, 16 de dezembro, este colunista entrará em férias. O Café com Ânderson também fará uma pausa e retornará em breve.

Continua depois da publicidade