Olá, bom dia! Chegamos na quinta-feira, 12 de setembro de 2024. E o Café com Ânderson está servido. Veja abaixo:

Continua depois da publicidade

Jorginho se licencia

O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), vai se licenciar por 12 dias do cargo. A mensagem oficial de aviso à Alesc foi encaminhada na terça-feira (10). O afastamento é sem remuneração ou ônus ao Estado: “Em estrita observância à determinação contida na alínea “b” do inciso IV do caput do art. 40 da Constituição do Estado, solicito a essa augusta Casa Legislativa a necessária licença para afastar-me temporariamente do exercício de minhas funções, em caráter particular, entre 19 e 30 de setembro do corrente ano, sem ônus para o erário”.

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

O motivo

Jorginho usará o período para se dedicar às eleições municipais em Santa Catarina dentro do projeto do PL e também para tratar de assuntos particulares. Depois da mensagem à Alesc, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) já aprovou um decreto legislativo autorizando a licença.

No comando

Durante o período de afastamento de Jorginho, a vice-governadora de SC, Marilisa Boehm, é quem assume o comando do Estado.

Continua depois da publicidade

Campanha acelerada

A licença de Jorginho inclui o período que Jair Bolsonaro deve vir a Santa Catarina, que é entre os dias 19 e 21 de setembro. Ambos devem ir para cinco cidades catarinenses onde o PL tem candidaturas em prefeituras.

Oportunidade perdida

No balanço quadrimestral que a secretaria de Saúde precisa fazer aos deputados na Alesc, nesta quarta-feira (11), apenas dois deputados apareceram para ouvir as explicações do secretário de Estado, Diogo Demarchi. Vicente Caropreso (PSDB) e Neodi Saretta (PT) foram os únicos a participar. Ambos são membros da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa.

Depois…

Sabe-se que a Saúde do Estado é constantemente demandada por diferentes pontos de melhoria. Quando se tem a oportunidade de questionar e levar as demandas da população, os deputados deixam passar um momento importante, ainda mais que os trabalhos na Alesc estão em calendário especial e só voltam ao ritmo normal em outubro.

Promete

Esta quinta-feira, 12 de setembro, tende a ser movimentada no Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ-SC) por conta da sessão da 5ª Câmara Criminal, que começa às 9h. São diversos julgamento de repercussão, incluindo as discussões sobre as prisões na operação Caronte. Alguns dos principais advogados criminalistas do Estado devem passar pelo local para sustentações orais.

Continua depois da publicidade

Chegou ao TRE-SC

Já está no Tribunal Regional Eleitoral em Santa Catarina (TRE-SC) o recurso do candidato à prefeitura de Lages, Elizeu Mattos (MDB), que teve o registro indeferido em primeira instância. O relator será o juiz Sérgio Graziano Sobrinho. Na defesa do emedebista, assumiu o caso no TRE o advogado Gabriel Kazapi.

Repercussão

O caso de Elizeu deve ser um dos que terá mais repercussão na Justiça Eleitoral catarinense neste período eleitoral. A tendência, inclusive, é que ele se estenda para além de 6 de outubro por conta dos recursos ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Dia de debate

Nesta quinta-feira, o NSC Total promove o debate entre os candidatos à prefeitura de Criciúma. Será às 16h, com transmissão pelo YouTube. O colega Renato Igor vai mediar, com as perguntas de comentaristas feitas por Dagmara Spautz e Eduardo Prestes.