Olá, bom dia! Está no ar o Café com Ânderson desta terça-feira, 12 de novembro de 2024. Saiba o que está agitando os bastidores. Leia abaixo:

Continua depois da publicidade

Falta de ação

Repercute internamente no governo do Estado a ausência de ações da Controladoria-Geral do Estado (CGE) nos casos de repercussão mais recentes. A falta de nomeação de auditores aprovados em concurso e cargos de gerência não ocupados mais nas últimas semanas são alguns dos motivos apontados para a inoperância do órgão que deveria fazer o controle interno.

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Decisão

O Ciasc decidiu suspender todos os processos internos que são semelhantes ao feito na polêmica parceria da telemedicina após uma série de reuniões internas. O tema vem repercutindo no governo do Estado desde a semana passada. Nesta segunda-feira (11), novas reuniões foram feitas com algumas das principais figuras da gestão.

Fala por si

O ex-secretário de Assistência Social de Criciúma Bruno Ferreira vai fazer a própria sustentação oral no julgamento da denúncia contra ele, o prefeito da cidade, Clésio Salvaro, e outras 19 pessoas na operação Caronte, na quinta-feira (14).

Continua depois da publicidade

Aliás

Até agora, 15 advogados já se inscreveram para fazer sustentação oral na quinta-feira, na 5ª Câmara Criminal, no julgamento da denúncia da Caronte. O tempo para cada um deve ser de 15 minutos, o que deve render uma sessão bastante longa.

Sabatinados

Os membros da Lista Sêxtupla da vaga aberta no TJ-SC pelo Quinto Constitucional do MP-SC foram sabatinados, nesta segunda-feira (11), no Judiciário catarinense. Por ordem de votação no Conselho Superior do MP, integram a lista: Gladys Afonso, Cid Schmitz, Carlos Henrique Fernandes, Alexandre Graziotin, Monika Pabst e Leonardo Felipe Cavalcanti Lucchese.

Os favoritos

Na próxima segunda-feira (18), o TJ-SC faz uma sessão extraordinária do Pleno para definir a Lista Tríplice do Quinto do MP-SC que será enviada ao governador Jorginho Mello (PL). Os favoritos para integrar a lista são: Cid Schmitz e Gladys Afonso, com uma briga pela terceira vaga entre Alexandre Graziotin Monika Pabst.

A escolha

Os bastidores apontam, porém, que o favorito principal a ser escolhido por Jorginho ao receber a lista é Cid Schmitz.

Continua depois da publicidade

Negociação com militares

A Associação de Praças de Santa Catarina (Aprasc) está na expectativa de ser recebida pelo governador Jorginho Mello (PL) na segunda quinzena de novembro para tratar da reposição salarial dos militares catarinenses. A confirmação final ainda não foi feita, o que gera apreensão entre os profissionais da Segurança Pública, Segundo as informações recebidas pelo presidente da entidade, Clailton Oliveira, a Secretaria de Administração está estudando o impacto do reajuste no orçamento do Estado e de olho na lei de responsabilidade fiscal.

Perdas

A reposição das perdas salariais foram calculadas em 35%, os praças vão aguardar para saber o percentual a ser proposto pelo executivo: “Estamos desde 2014 sem perceber ganho real na remuneração da tropa e nesse tempo a inflação corroeu nosso poder de compra, além do compromisso do governador com os militares da reserva com o grau acima”, desabafou o presidente da Aprasc.

Republicanos

Foi na noite desta segunda-feira (11), em Palhoça, o “Encontro da Vitória” promovido pelo Republicanos. Sob a liderança do deputado federal e presidente estadual do partido, Jorge Goetten, o evento contou com a presença do governador Jorginho Mello e também do deputado estadual Sérgio Motta. O partido legeu quatro prefeitos, seis vice-prefeitos e 56 vereadores em Santa Catarina.

Parceria selada

Em seu discurso, Goetten destacou o fortalecimento do partido e a importância da parceria com o governo estadual: “Esse é o primeiro evento que sela a parceria do Republicanos com o PL em Santa Catarina. O apoio do governador Jorginho Mello será essencial para ampliarmos essa base e consolidarmos nossa aliança para 2026. Estamos aqui para fazer a diferença em Santa Catarina, e esse é apenas o começo de uma jornada que exige dedicação e união”, afirmou o deputado.

Continua depois da publicidade