Olá, bom dia! O Café com Ânderson desta quinta-feira, 12 de dezembro de 2024, está servido. Informações quentes de bastidores e notas com informações. Leia abaixo:

Continua depois da publicidade

Saída oficializada

O ex-deputado estadual Bruno Souza (PL) não é mais secretário-adjunto de Meio Ambiente e Economia Verde do governo de SC. O pedido de exoneração foi publicado no Diário Oficial do Estado nesta quarta-feira (11). Como já havia sido noticiado pelo Café em novembro, Souza solicitou ao governador Jorginho Mello a saída do cargo após menos de três meses na função.

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Destino

A principal especulação nos bastidores é de que o ex-secretário de Estado assumirá uma secretaria municipal na Prefeitura de Florianópolis, no novo mandato de Topázio Neto (PSD).

Lista grande

Na reta final de 2024, há 33 projetos dos Poderes (Executivo, MP-SC, TCE e Judiciário) para serem votados na Assembleia Legislativa (Alesc). Desse total, 25 propostas são do Executivo, sendo que três chegaram de última hora.

Continua depois da publicidade

Tem de tudo

Entre os 33 projetos, há uma série de mudanças importantes. Estão incluídas, por exemplo, discussões sobre os subsídios do MP-SC, a Taxa de Serviços Judiciais (TSJ), o quadro de pessoal e vencimentos do TCE-SC, e até mesmo a atualização do programa Universidade Gratuita.

Alinhamento

O presidente da Alesc, Mauro de Nadal (MDB), coordenou uma reunião de líderes nesta terça-feira para definir os projetos que serão votados nesta reta final. A conversa durou mais de duas horas e incluiu alinhamentos sobre os temas.

Climão

A proposta de gratificação de até 50% para os vereadores de Florianópolis gerou movimentações nos bastidores da Câmara da Capital nesta quarta-feira (11). Ao longo do dia, o número de parlamentares contrários ao texto aumentou. Mesmo com a pressão interna e externa de defensores da medida, o projeto não passaria em plenário. Seriam necessários 12 votos para que a proposta fosse aprovada.

Antecipação

Internamente, ficou claro que os movimentos contrários e favoráveis já são sinais da disputa pela Mesa Diretora da Câmara, marcada para o dia 1º de janeiro de 2025.

Continua depois da publicidade

Pressão contrária

Diversas entidades civis de Florianópolis, encabeçadas pela Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF), reagiram, ao longo da quarta-feira (11), à possibilidade de aprovação da gratificação aos vereadores. A pressão surtiu efeito, especialmente no aumento do número de votos contrários à proposta. Ficou evidente, porém, que, mesmo com a pressão das entidades, os defensores da gratificação estavam dispostos a votar e aprová-la.

No comando

O deputado federal Jorge Goetten (Republicanos-SC) assumiu nesta quarta-feira (11) a diretoria das micro e pequenas empresas na Frente Parlamentar do Comércio e Serviços do Congresso Nacional. O anúncio ocorreu durante reunião na sede da Frente, em Brasília. O grupo é composto por 197 deputados e senadores.

Fechamento

A Bancada da Grande Florianópolis na Alesc realizará um evento nesta sexta-feira, às 12h30, para marcar a conclusão do primeiro ano de trabalho do grupo. O coordenador da Bancada, Marquito (PSOL), fará um pronunciamento com um balanço das atividades realizadas no período. Também ocorrerá a transferência da coordenação para o deputado Camilo Martins (Podemos). Sérgio Guimarães (União) e Sérgio Motta (Republicanos) são os outros integrantes da Bancada.