Bom dia, bom dia! Estamos na quarta-feira, 11 de setembro de 2024. O Café com Ânderson Silva chegou, quentinho de informação e bastidores. Leia abaixo:

Continua depois da publicidade

Só se fala nisso

A terça-feira (10) foi intensa nos corredores da Assembleia Legislativa (Alesc) com a volta aos trabalhos dentro do calendário especial por conta do período eleitoral. O tapete vermelho da entrada principal foi palco de conversas e bate-papos entre políticos de diferentes esferas. O tema? Um só: eleição.

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

Sem problemas

O governo do Estado, aliás, encaminhou a aprovação de boa parte das propostas enviadas nos últimos dias para a Alesc. Secretários importantes do Executivo, como Marcelo Mendes, da Casa Civil, e Cleverson Siewert, da Fazenda, estiveram durante a terça-feira (10) na Assembleia para discutir os projetos e garantir as votações.

Reação

A Associação dos Delegados de Polícia do Estado de Santa Catarina (ADEPOL-SC) emitiu uma nota, nesta terça-feira (10), em resposta a declarações do prefeito de Forquilhinha, José Cláudio Gonçalves, o Neguinho (PSD). Ele descreveu a operação Cyperus, deflagrada pela Polícia Civil, nesta terça, como um “ato político” e apontou a ação como uma responsabilidade do delegado-geral, Ulisses Gabriel.

Continua depois da publicidade

Repúdio

Na nota, a Adepol diz que “repudia veementemente qualquer tentativa de deslegitimar ações investigativas que buscam assegurar a transparência e a ética na administração pública”. Além disso, afirma que as investigações da Delegacia de Combate à Corrupção (Decor) “ocorrem de acordo com os princípios da legalidade e impessoalidade, isentas de qualquer influência política”.

Turnê

Há uma pressão grande nos bastidores em torno da definição das cidades que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) vai visitar nos próximos dias em Santa Catarina. Como o Café publicou, nesta terça-feira (10), a lista de locais deixa de fora pontos importantes onde o PL tem candidatura, como São José e Joinville. A tendência é que a “turnê” comece mesmo pelo Sul do Estado e termine no Litoral Norte.

Aliás

De um lado, na negociação da agenda, está a deputada federal Julia Zanatta (PL), próxima à família Bolsonaro. Do outro, está o governador Jorginho Mello (PL), que preside o PL no Estado. Cada um puxa um pouco para cada lado.

Caronte

O desembargador Zoldan da Veiga já liberou o voto dele, após o pedido de vista, no julgamento na 5ª Câmara Criminal do TJ-SC sobre a ratificação ou não das prisões da segunda fase da operação Caronte. O magistrado decidiu seguir o voto da relatora, a desembargadora Cinthia Bittencourt Schaefer, que decretou as preventivas, incluindo a detenção do prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro.

Continua depois da publicidade

Porém…

Mesmo com o voto de Zoldan, que faz um placar de 3 a 0 na Câmara Criminal pela ratificação das prisões, o cenário ainda não é consolidado porque o processo será discutido na sessão marcada para esta quinta-feira, às 9h, no TJ-SC. Haverá sustentação oral dos advogados de defesa, o que pode mudar o placar.

Câmara de Floripa

A advogada Cláudia Bressan, que defende Noemi Leal (União Brasil), procurou a coluna para falar sobre a nota que relatou a polêmica para a posse de Noemi na cadeira deixada por Gabrielzinho (PL). Ela diz que há uma tentativa de distorção dos fatos por parte da presidência da Câmara. Cláudia alega que ocorreu uma “nítida tentativa de adiar a posse de uma vereadora” após a decisão do TSE, na semana passada, que determinou a volta de Noemi ao cargo.

Monitoramento nas escolas

Passou pela Câmara dos Deputados, nesta terça-feira (10), o projeto que aprova a instalação de botão do pânico e detectores de metal nas escolas brasileiras. O texto foi elaborado pelo Grupo de Trabalho contra Violência nas escolas, coordenado pelo deputado catarinense Jorge Goetten (Republicanos). O texto também define protocolos específicos para lidar com incidentes de violência, especialmente aqueles com múltiplas vítimas, e sugere que pelo menos 5% do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP) seja reservado para implementar essas iniciativas, garantindo a proteção da comunidade escolar.

Grupo de trabalho

O grupo que criou o projeto aprovado por consenso na Câmara dos Deputados nasceu em abril de 2024, após o ataque ocorrido numa creche em Blumenau. O texto agora segue para o Senado.

Continua depois da publicidade

Ponto de parada

O Comando da Polícia Militar Rodoviária de Santa Catarina (CPMRv) regulamentou a lei aprovada na Alesc, neste ano, que determina a utilização dos pátios dos postos da PMRv. Ao todo, são 21 vagas no Estado e os motoristas terão até 14 horas para permanecer nos pontos de parada. O projeto foi apresentado pelo deputado Marcius Machado (PL).