Olá, bom dia! Terminamos mais uma semana. E o Café com Ânderson chega quentinho para trazer as notas de bastidores e informações sobre a semana pós-eleição em Santa Catarina. Leia abaixo:

Continua depois da publicidade

Marqueteiro

Responsável por coordenar o marketing da campanha de Jorginho Mello na disputa pelo governo do Estado em 2022, André Gomes liderou a campanha de Carmen Zanotto em Lages nesta eleição de 2024.

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

Praça dos Três Poderes

A prefeitura de Florianópolis lançou edital para que sejam feitos os projetos executivos complementares de engenharia para a reforma da praça Tancredo Neves, no Centro da Capital. O local também é conhecido como a Praça dos Três Poderes, por ficar em meio ao TJ-SC, Alesc e TCE-SC.

Decisão

A 5ª Câmara do TJ-SC manteve o vereador de Criciúma, Daniel Antunes, afastado do cargo dentro da operação Caronte. A decisão foi dada por unanimidade.

Continua depois da publicidade

Falando em Caronte…

A desembargadora Cinthia Bittencourt Schaefer abriu prazo para que o MP-SC se manifeste sobre as alegações das defesas dos 21 denunciados na operação Caronte. Serão 15 dias. Depois disso, a magistrada pode pautar o julgamento da denúncia na 5ª Câmara.

O que pode acontecer

Caso a denúncia seja aceita, os investigados se tornam réus. O prefeito afastado de Criciúma, Clésio Salvaro (PSD), é um dos denunciados.

Protagonismo

A deputada federal Carol de Toni (PL) tem ficado ainda mais em evidência dentro do público bolsonarismo com a presidência da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Projetos polêmicos que agradam o eleitorado conservador vão passando pela CCJ e dando projeção para a parlamentar, que credencia-se para disputar uma das vagas ao Senado pelo PL em SC na próxima eleição.

Aliás

A briga vai ser forte dentro do PL pelas vagas do partido para a disputa ao Senado. Isto se o partido não abrir espaços para alianças em 2026 no Estado. Caso abra, vai ser ainda mais intensa a corrida.

Continua depois da publicidade

Situação e oposição

Dos 23 vereadores eleitos na Câmara de Vereadores da Capital, 17 podem ser considerados da base de apoio a Topazio. Cinco são oposição declarada. E um se elegeu como oposição, mas tem histórico de quem pode estar dos dois lados. Renato da Farmácia (PSDB), nos últimos dois mandatos, já foi líder de governo de Gean e Topazio. Mas também já foi oposição a ambos.

Mas…

A eleição para a Câmara da Capital já vai começar a mostrar o lado de cada um dos vereadores, pelo menos internamente no Legislativo. Um racha começa a se formar para a escolha da presidência.