Olá, bom dia! Terceiro dia da missão catarinense em Portugal. E o Café com Ânderson está servido. Leia abaixo:
Continua depois da publicidade
Preocupação
Durante os deslocamentos na agenda em Portugal, o governador Jorginho Mello (PL) foi avisado sobre a previsão de volumes elevados de chuva para os próximos dias em Santa Catarina. Ele ligou para o secretário de Proteção e Defesa Civil, Fabiano Souza, para se inteirar e ouviu que há previsão de enchente em Rio do Sul a partir de sábado (13).
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
Visitas a SC
O ministro da Economia de Portugal, Pedro Reis, e o prefeito de Lisboa, Carlos Moedas, sinalizaram que pretendem visitar Santa Catarina a partir de setembro, quando começa a operar o voo entre Florianópolis e Lisboa.
Empresários
O empresário brasileiro Flávio Rocha recebeu o governador de SC e a comitiva catarinense para um jantar na noite de quarta-feira, em Lisboa. Rocha é dono da Riachuelo. Além dele, outros empresários brasileiros e também portugueses estiveram no encontro organizado por Wilfredo Gomes, que acompanha a missão.
Continua depois da publicidade
Avaliação
O sistema de centralização de emergências que funciona em Portugal, um dos principais motivos para a missão catarinense, tem sido bastante discutido pela comitiva. Pelos encontros já feitos, percebeu-se complexidade da implementação e também as dificuldades enfrentadas pelo portugueses, como a falta de pessoal em equipes de emergência.
Pé no acelerador
Na próxima semana, com a chegada do prazo das convenções, em 20 de julho, serão intensificadas as definições eleitorais em Santa Catarina. Coligações e nomes devem ser anunciados nos próximos dias.
Aliás
A volta do governador Jorginho Mello a SC, no domingo, deve contribuir para isso. O PL tem definições importantes a fazer em algumas das principais cidades do Estado.
Hospitais
O Governo do Estado enviou um projeto para a Alesc em que se prevê a repactuação das metas estabelecidas para os hospitais filantrópicos e públicos municipais de SC. Além disso, as unidades ficam isentas de qualquer sanção por não terem cumpridas os indicadores que já haviam sido previstos.
Continua depois da publicidade
Jogos de futebol
Tramita também na Alesc, desde a semana passada, um projeto que cria o programa Cartão Vermelho para o Racismo em Santa Catarina. O texto prevê que as partidas de futebol sejam paralisadas caso se constatem casos de racismo. O texto é do deputado Emerson Stein (MDB).
Leia também
TAP já vendeu 19 mil passagens de Lisboa para Florianópolis e cogita ampliar voos
Comitiva de SC visita forças de segurança de Portugal para replicar formato