Olá, bom dia! Estamos no ar. O Café com Ânderson chega servido de informações quentes, nesta quarta-feira, 11 de dezembro de 2024. Leia abaixo:

Continua depois da publicidade

Gratificação

Os vereadores de Florianópolis votam, na sessão desta quarta-feira (11), o projeto de lei complementar que concederá aos próprios parlamentares uma gratificação no salário, que pode chegar a 50%. O item consta na pauta da ordem do dia da sessão, que começa às 16h.

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

A jato

A tramitação do projeto da gratificação começou na segunda-feira (9). Na terça-feira (11), o texto passou por três comissões diferentes. O único voto contrário foi da vereadora Manu Vieira (PL). Os demais vereadores votaram a favor ou não participaram das reuniões.

Aumento sobre aumento

O principal ponto da nova gratificação para os vereadores de Florianópolis é que, na virada de 2024 para 2025, eles já terão um aumento substancial nos salários, com base em projeto aprovado no final de 2023. O subsídio subirá de R$ 17 mil para R$ 24 mil. Com a gratificação aprovada, será um novo aumento a ser aplicado já no próximo ano.

Continua depois da publicidade

Roteiro

O prefeito de Joinville, Adriano Silva, está em Florianópolis nesta semana. Ele cumpre uma série de agendas em diferentes órgãos. Nesta terça-feira (10), por exemplo, esteve com o presidente do TJ-SC, Francisco Oliveira Neto. Adriano afirma que pretende se aproximar mais de Florianópolis e Brasília para discutir as pautas que envolvem Joinville.

Pacotão

Começaram a tramitar na Alesc nove propostas do governo do Estado para a reta final de 2024. O “pacotão” inclui textos tributários, da previdência, da Defesa Civil, da Epagri e sobre PPPs.

Segurança

O texto sobre a previdência confirma o anúncio feito pelo governador Jorginho Mello no mês passado, para atender ao pedido dos servidores civis da segurança pública. O projeto atribui o mesmo tratamento à fórmula de cálculo e reajuste do benefício de aposentadoria já aplicados aos militares.

Discurso único

Duas das principais entidades do setor produtivo de Santa Catarina promoveram encontros nesta terça-feira (10), destacando a carência logística e de infraestrutura do Estado. A Fiesc e a Fetrancesc possuem estudos, como o que analisa a BR-101 Norte, que está colapsada. O próximo passo será a união de autoridades e da sociedade civil catarinense para fortalecer essa luta em Brasília.

Continua depois da publicidade

Prestigiada

A posse da diretoria reeleita da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), realizada nesta terça-feira (10) em Florianópolis, lotou o espaço do evento, ocorrido na Associação Catarinense de Medicina. A reitora da Unesc, Luciane Ceretta, foi reconduzida ao cargo. O governador Jorginho Mello (PL) esteve presente, acompanhado de diversos secretários de Estado.

Robô contra assédio

A Controladoria-Geral do Estado contará, em breve, com a Drica, assistente virtual do Programa de Prevenção e Combate ao Assédio Sexual e Moral do Governo do Estado. A robô auxiliará no atendimento a dúvidas sobre como proceder em caso de assédio.

Inteligência artificial

A ferramenta foi criada em apenas 30 minutos a partir dos conteúdos disponibilizados no site do programa e foi apresentada como um case de uso prático da inteligência artificial durante reunião de controladores de todo o País, realizada em Florianópolis na última sexta-feira.

Alinhamento

Um encontro entre o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcelo Fett, o presidente da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), Diego Brittes, e o diretor executivo da ACATE, Gabriel Sant´Anna, nesta terça-feira (10), marcou o fortalecimento da parceria entre o Governo do Estado e a associação para o ano de 2025. Na reunião, Fett, Brittes e Sant´Anna analisaram as entregas de 2024, mapearam oportunidades e planejaram ações conjuntas para fortalecer o ecossistema de inovação e tecnologia de Santa Catarina.

Continua depois da publicidade