Bom dia! Bom dia! Vamos em frente que a quinta-feira chegou. E abaixo trago as notas quentinhas do Café com Ânderson deste 11 de abril de 2024:

Continua depois da publicidade

Best friends

Cada vez mais, a amizade política de Topazio Neto (PSD) e Jorginho Mello (PL) fica mais nítida. Nesta quarta-feira (10), o prefeito de Florianópolis rasgou elogios ao governador em um evento da Fecomércio, no Sesc Cacupé. Jorginho não estava presente, mas mandou representantes.

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

Aliás

Vestido com a camisa “Dê oportunidade, não dê esmola”, campanha lançada pelo movimento Floripa Sustentável, Topazio se reuniu nesta quarta-feira (10) com o secretário de Segurança de Santa Catarina, Sargento Lima. A principal pauta girou em torno da situação das pessoas vivendo na rua, que tem se tornado cada vez mais um problema de segurança pública.

Quem foi

Chama atenção, na foto da reunião (veja abaixo), a presença do ex-deputado Bruno Souza, agora filiado ao PL. Sinal de que o governo está alinhado com Topázio, inclusive o partido PL.

Continua depois da publicidade

O vice?

A bancada estadual do PL indicou Bruno Souza para ser vice de Topazio. Agora falta Jorginho concordar e o próprio Topazio dar o “ok”.

Chefe da Casa Civil

Filipe Mello, filho do governador, viajou para o Oeste, nesta quarta (10), na agenda de Jorginho para entregas em três cidades. Filipe vem circulando num papel informal de chefe da Casa Civil.

Cuidado com a onda

Eleito deputado federal em 2022, na onda do 22, Jorge Goetten (PL) tem votado fora da orientação do próprio partido. Goetten age conforme o próprio entendimento. O problema para ele é que a onda, a mesma que o elegeu, o cobra bastante nas redes sociais.

Foco

O Poder Judiciário de SC vem se dedicando a estudar formas de reduzir os casos de ações tributárias de baixo valor, mas que representam um terço das ações que tramitam no Estado. O presidente do TJ-SC, Francisco de Oliveira Neto, em visita à NSC (veja foto abaixo), revelou que os processos somam em tornam de R$ 1 bilhão em valores e disse que o Tribunal vai se adequar a um entendimento recente do STF sobre o tema.

Continua depois da publicidade

Mais desembargadores?

O presidente do TJ-SC disse que o Judiciário ainda precisa avaliar o atual formato, com 96 desembargadores e 16 juízes de segundo grau, antes de se pensar em ampliação do quadro. Nos próximos dias, serão criadas Câmaras de Enfrentamento do Acervo para reduzir as ações em tramitação.

Falta o básico

O deputado Lucas Neves (Podemos) liderou uma reunião com o presidente da Celesc, Tarcísio Rosa, para resolver os problemas de queda de energia em Urubici, impulsionados pelo aumento do turismo na região. Foi acordado um reforço na rede elétrica a partir da subestação de Bom Retiro, com conclusão prevista até o final do ano, e a construção de uma nova subestação em 2026.

Como pode?

A Serra é um pote de ouro, mas não tem nem sequer o básico para o desenvolvimento. Falta até uma “simples” energia elétrica para quem mora e investe na região. É muito descaso.

Veja abaixo os fatos em fotos do Café com Ânderson:

Continua depois da publicidade