Olá, bom dia! Vamos ao Café com Ânderson desta terça-feira, 10 de setembro de 2024. Os bastidores e informações quentes estão na mesa. Leia abaixo:

Continua depois da publicidade

Bolsonaro em SC

O ex-presidente Jair Bolsonaro deve vir entre os dias 19 e 21 de setembro a Santa Catarina para apoio a candidatos do PL. A agenda ainda não está totalmente confirmada, mas a tendência é que cinco cidades sejam visitadas. Por sugestão da deputada federal Julia Zanatta (PL), o roteiro deve começar no Sul do Estado, com o desembarque em Jaguaruna.

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

As cidades

Por enquanto, a projeção é de que Bolsonaro esteja em Balneário Camboriú, Itajaí, Itapema, Criciúma e Blumenau. Como a agenda ainda segue sendo montada, mudanças podem ocorrer.

Voo vira disputa na Justiça

O candidato a prefeito de Florianópolis Pedrão (PP) representou contra o prefeito Topázio Neto (PSD) na Justiça Eleitoral alegando propaganda de marca. De acordo com o candidato do PP, Topázio não poderia ter postado em suas redes sociais uma foto em que aparece o avião da TAP, no aeroporto Hercílio Luz. A postagem é da semana passada, quando o primeiro voo da nova rota Floripa/Lisboa iniciou.

Continua depois da publicidade

Negou

Na decisão, o juiz eleitoral Marcelo Pizolatti julgou improcedente o pedido de Pedrão. De acordo com Pizolatti, a postagem de Topázio teve a intenção de comemorar uma conquista para a cidade e não promover uma marca.

Falando nisso

Os embates na Justiça Eleitoral de Florianópolis têm sido marcado por algo em comum: praticamente todas as ações são contra ou promovidas por Topázio, sem enfrentamentos entre os outros candidatos.

Está na pauta

Os processos que envolvem a operação Caronte, em Criciúma, já estão com ordem definida para julgamento na 5ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ-SC), na próxima quinta-feira (12). Os pedidos de liberdade dos sete presos na primeira fase é o terceiro item da pauta, enquanto a decisão sobre a ratificação das prisões do prefeito Clésio Salvaro e outras nove pessoas, na segunda fase da operação, é o 25º.

Aliás

Será um dia longo e agitado na 5ª Câmara Criminal do TJ-SC. Além do caso de Criciúma, outros fatos de repercussão serão analisados, como o recebimento da denúncia contra o prefeito e vice de São João de Itaperiu, na operação Mensageiro, e a discussão sobre as medidas cautelares impostas contra o ex-prefeito de Tubarão, Joares Ponticelli, também na Mensageiro.

Continua depois da publicidade

Disputa por vaga

Depois do falecimento de Gabrielzinho (PL), em Florianópolis, iniciou-se uma disputa na Justiça Eleitoral pela vaga por ele na Câmara de Vereadores. Entre idas e vindas, em decisão recente, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) concedeu liminar para que Noemi Leal (União Brasil) fique com a cadeira. Por outro lado, Mônica Duarte (Podemos) também tenta ficar com o espaço, e chegou a ter uma decisão favorável a ela no TRE-SC.

Bastidores

Nessas idas e vindas, o presidente da Câmara de Florianópolis, João Cobalchini, se mostrou incomodado com a situação depois que teria sido pressionado pela defesa de Noemi com ligações a ele e a assessores para oficializar a posse dela com a decisão do TSE. A Câmara Municipal afirma que aguardava a comunicação oficial da decisão judicial, que foi expedida na quinta-feira (5). No entanto, a notificação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC) só foi recebida nesta segunda-feira (9) à tarde, o que levou a uma rápida organização para a posse de Noemi Leal, marcada para as 19h do mesmo dia.

Tem debate

Logo mais, às 9h, os candidatos à prefeitura de São José estarão no debate promovida pelo NSC Total e pela CBN Floripa. A mediação é do colega Raphael Faraco. Estarei junto com Renato Igor para as perguntas feitas aos candidatos pelos comentaristas, como prevê a regra do encontro.