Olá, bom dia! É quinta, 10 de outubro de 2024, e o Café com Ânderson chega quentinho, com informações e notas de bastidores. Leia abaixo:

Continua depois da publicidade

PL reunido

Na noite desta quarta-feira (10), o PL fez o primeiro encontro da bancada de vereadores que foi eleita no domingo (6). Participaram os cinco eleitos, a vice-prefeita eleita, Maryanne Mattos, Bruno Mello e Filipe Mello (veja foto abaixo). A primeira decisão tomada no encontro foi que a bancada atuará sempre em grupo e alinhada com o partido.

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

Presidência

A vereadora Manu Vieira (PL) está disposta a disputar a presidência da Câmara de Vereadores de Florianópolis. Ela entende que chegou o momento de uma mulher comandar o Legislativo da Capital. O tema não esteve na pauta do primeiro encontro da bancada, mas poderá ser discutido. Manu diz que não faz parte do acordo desenhado para que João Cobalchini (MDB) seja presidente novamente.

Questão de tempo

Nas próximas semanas devem ser iniciadas as conversas para a composição da Mesa Diretora da Alesc para 2025/2026. O presidente deve ser mesmo Julio Garcia (PSD), como o Café já publicou. Garcia quer voltar ao cargo, e tende a receber grande apoio dentro da Assembleia. O atual presidente, Mauro de Nadal (MDB), não fará movimentos para permanecer na função.

Continua depois da publicidade

Jorginho e Antídio

Um dos emedebistas mais descontentes com o resultado eleitoral e o impacto do PL sobre o MDB, na volta aos trabalhos na Alesc, na terça-feira (9), o deputado estadual Antídio Lunelli esteve com o governador Jorginho Mello (PL), nesta quarta-feira (10).

A conversa

Oficialmente, Lunelli divulgou que o encontro foi para discutir sobre projetos de infraestrutura e a máquina pública. Na prática, porém, tratou-se de um gesto do governador para acalmar um dos principais aliados emedebistas.

Dor de barriga

Muitos prefeitos já estão preocupados com a decisão do STF que declarou inconstitucional o modelo de envio de recursos para as prefeituras criado em 2021 pelo governo Moisés e adaptado pelo governo Jorginho. O dinheiro salvou e ainda salvaria muitas prefeituras para obras. Agora, a Casa Civil procura alternativas para voltar a enviar os recursos.

Na Alesc

Tudo indica que o assunto vá repercutir bastante na Assembleia nos próximos dias. Tanto o modelo PIX, de Moisés, como as TEVs, de Jorginho, passaram pela Alesc. A solução, portanto, também tende a percorrer o caminho dos deputados.

Continua depois da publicidade

Continua

A Comissão Antidrogas aprovou a continuidade do ciclo de palestras de prevenção nas escolas de Santa Catarina, com expectativa de atingir mais de 20 mil estudantes até dezembro. Paralelamente, o presidente da Comissão, deputado estadual Lucas Neves (Podemos), tem se dedicado à manutenção de recursos para o tratamento de dependentes químicos, muitos em situação de rua.

Caronte

Está na pauta da 5ª Câmara Criminal do TJ-SC desta quinta-feira (10) o pedido da defesa do vereador de Criciúma Daniel Antunes para que as medidas cautelares contra ele dentro da operação Caronte sejam flexibilizadas.

Empossado

Ramiro Zinder assumiu como novo presidente da União Brasileira de Apoio aos Municípios (UBAM) em Santa Catarina. Ele foi empossado nesta quarta-feira (foto. A vice será Marcela Felício.

Dia da safra

O projeto de lei que institui o Dia Estadual de Abertura da Safra da Tainha na data de 1º de maio foi aprovado por unanimidade na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, nesta quarta-feira (9). A proposta foi apresentada pelo deputado estadual Marquito (PSOL).

Continua depois da publicidade

Veja abaixo fotos do Café: