Olá, bom dia! Está no ar! O Café com Ânderson de 10 de fevereiro de 2025 chega quentinho de informações para abrir a semana. Leia abaixo:

Continua depois da publicidade

Apoia ou não apoia?

A afirmação do prefeito de Joinville, Adriano Silva (NOVO), sobre o apoio ao governador Jorginho Mello (PL), na noite de quinta-feira (6), gerou diferentes reações nos bastidores políticos. Pessoas próximas a Adriano se apressaram em dizer que “não é bem assim”, apesar de a declaração pública dele em direção a Jorginho ter sido clara. Para os apoiadores do prefeito, a manifestação foi pontual e sem conexão com 2026. Adriano é cotado para estar na chapa de João Rodrigues (PSD) no próximo ano.

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Sem decisão

O presidente nacional do NOVO, Eduardo Ribeiro, afirmou que “não há qualquer decisão ou posicionamento”, uma vez que o partido ainda estuda a possibilidade de lançar uma candidatura, com o próprio Adriano sendo o nome mais forte. Segundo ele, o município de Joinville e o governo do Estado precisam trabalhar juntos, sem envolver questões partidárias, como o prefeito mencionou em seu discurso de quinta-feira.

Escolhas

Ribeiro já fez críticas públicas a Jorginho Mello e descartou, na época, a possibilidade de o NOVO apoiar o governador no próximo ano. Por outro lado, Adriano tem se mostrado “independente” da manifestação do presidente do partido e evitado atritos com o governador. Segundo Ribeiro, “essa decisão (sobre o apoio em 2026) envolverá todo o NOVO de Santa Catarina e não será tomada agora”.

Continua depois da publicidade

Secretarias

O governador Jorginho Mello (PL) já decidiu que vai transferir o setor aquaviário da Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade para a Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias, comandada por Beto Martins. Um projeto será enviado para a Alesc para oficializar a mudança.

Disputa no PT

O deputado estadual Padre Pedro (PT) anunciou sua intenção de ser presidente estadual do Partido dos Trabalhadores. A notícia repercutiu internamente, já que existe um consenso que prevê a liderança do deputado estadual Fabiano da Luz (PT) na sigla. Fabiano foi procurado por alas do partido para assumir a presidência.

Ué?!

Nomeado na semana passada para o cargo de gerente de Inovação Tecnológica e Social na Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do governo do Estado, o suplente do PL na Câmara de Vereadores de Florianópolis, Ingo Câmara, também foi oficializado em um cargo na prefeitura da Capital. Desde 23 de janeiro, ele ocupa o cargo de assessor de Políticas Públicas para a Infância e Juventude da Secretaria Municipal de Assistência Social.

Agricultura

Nas conversas com o MDB, o governador ofereceu a Secretaria de Agricultura ao deputado federal Carlos Chiodini (MDB). A pasta já foi comandada pelo deputado estadual Antídio Lunelli (MDB), que, inclusive, recebeu apoio público de Jorginho. Lunelli, no entanto, recuou, e Chiodini agora é o nome cogitado. A decisão depende da postura do MDB, que ainda não decidiu se continuará ou se afastará do governo.

Continua depois da publicidade

Mobilização

As empresas de Santa Catarina que investem em pesquisa e inovação foram surpreendidas por uma circular da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, que suspendeu a submissão de novos projetos de financiamento. O governo de Santa Catarina está articulando uma mobilização em Brasília para cobrar a revisão dessa medida.

Interlocução

O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcelo Fett, que lidera a interlocução entre o governo e o setor produtivo, questiona o argumento da FINEP e já solicitou uma audiência com o presidente da instituição, Celso Pansera. Pansera é natural do Oeste catarinense e atuou como ministro do MCTI entre 2015 e 2016. O objetivo é levar a cobrança do setor empresarial de Santa Catarina ao Governo Federal.

Conectados

O presidente da Alesc, Julio Garcia, o ex-prefeito Clésio Salvaro, o prefeito de Criciúma, Vaguinho Espíndola, e o vice-prefeito e presidente do PSD na maior cidade do Sul, Salésio Lima, demonstraram que seguem conectados. Os quatro mantêm discussões, ações e projetos em conjunto. Na sexta-feira (7), almoçaram para alinhar um evento de filiações do PSD Criciúma, que será realizado em março.