Bom dia, bom dia! Chegamos ao 10 de abril de 2024, quarta-feira. Abaixo as notas quentes do Café com Ânderson que trazem informações e bastidores:
Continua depois da publicidade
Bicho pegou
Depois de o presidente da Alesc, Mauro de Nadal, criticar a situação da Saúde no Estado, na semana passada, o clima na Assembleia só esquentou. E esquentou tanto que a Comissão de Saúde teve um bate-boca daqueles, nesta terça-feira, entre os deputados Sérgio Guimarães (União Brasil) e Edilson Massocco (PL).
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
Como tudo começou
Sérgio Guimarães fez críticas à Saúde do Estado, como tem feito nas redes sociais. Ele vai, frequentemente, ao hospital Infantil Joana de Gusmão, na Capital, conversar com pacientes. Depois de fazer um novo relato na Comissão, foi respondido por Massocco, que criticou o colega pelos vídeos publicados nas redes.
Aí desandou
Depois disso, Sérgio reagiu olhando diretamente para Massocco (veja fotos abaixo). Os dois começaram a bater boca ao ponto do deputado do PL dizer para o colega baixar o tom de voz porque eles não estariam num circo. Sérgio, por sua vez, retrucou: “Se eu não estou num circo, não seja palhaço”. Massocco pediu respeito e os dois foram contidos pelo presidente da Comissão, Neodi Saretta (PT), da turma do “deixa disso”.
Continua depois da publicidade
Sentiram a pressão
Setores do governo do Estado admitem que, na semana passada, após as afirmações de Mauro de Nadal, o Executivo ficou acuado. Foram alguns dias até que a casa ficasse organizada para uma reação.
Saúde no roteiro
O governador Jorginho Mello (PL) viaja nesta quarta-feira (10) a Joaçaba, Caçador e Chapecó. Nas duas primeiras cidades, fará entregas para a Saúde, incluindo novos leitos de UTI.
Os líderes
PL e PSD mostram, em Florianópolis, como vão rivalizar em números de filiados em Câmaras e prefeituras do Estado. No Legislativo da Capital, depois da janela de filiações, ambos lideram as bancadas: são cinco vereadores para cada. Depois vêm Republicanos, PSOL e União Brasil, todos com três cada. O MDB ficou com dois, o PT com um e PSDB também com um.
Nomeada
Braço-direito do deputado estadual Antídio Lunelli (MDB) em Jaraguá do Sul, Emanuela Wolff, ganhou um cargo no governo Jorginho. Será Coordenadora da Central de Atendimento a Municípios, na secretaria da Casa Civil.
Continua depois da publicidade
Sem sustos
Os vetos de Jorginho a três projetos aprovados na Alesc foram mantidos pelos deputados, nesta terça-feira (9). Dois foram por unanimidade e um com somente um voto contrário. O governo segue tranquilo na Assembleia.
Boa aproximação
A relação entre o presidente da Fecomércio-SC, Hélio Dagnoni, com o presidente da Confederação Nacional do Comércio (CNC), José Roberto Tadros, tem gerado bons frutos para Santa Catarina. Nesta quarta-feira (10), inclusive, Tadros vem a Florianópolis. Será a primeira vez em 20 anos que um presidente da CNC estará no Estado para agendas da entidade.
Deu o óbvio
Kennedy Nunes, presidente do Detran e ex-deputado estadual, assinou ficha no PL. Quer ser deputado federal em 2026.
Mudou
O ex-deputado estadual Ricardo Alba filiou-se ao Podemos. Entrou no projeto da deputada Paulinha, que comanda a sigla em SC.
Continua depois da publicidade
Protocolado
Está na Alesc um projeto do deputado Altair Silva (Progressistas) para que rodovias com descidas de longa duração em SC que sejam reformadas ou duplicadas ganhem áreas de escape.