Bom dia! Começa nesta segunda-feira (18) o nosso café com Ânderson Silva. Neste espaço, diariamente, vou trazer notas curtas e rápidas sobre os movimentos políticos, os bastidores do Poder e aquilo que mexe com as cidades de Santa Catarina. Pontualmente, às 7h, a coluna estará à disposição dos assinantes do NSC Total com conteúdos diversos, muita informação e, principalmente, detalhes em primeira mão que você só vai ler no nosso café da manhã. Então, sem perder tempo, vamos começar:

Continua depois da publicidade

Eleição em Criciúma

Uma coisa está ficando clara na disputa pré-eleição da maior cidade do Sul. Só depende de Ricardo Guidi (PSD), veja foto abaixo, decidir se realmente vai querer comprar a briga política para ser candidato. Pelo PSD, visivelmente, não será. Então ele terá que decidir se vai ou não enfrentar o embate judicial para assinar ficha no PL. A decisão é só de Guidi.

E em Florianópolis…

Uma fonte do PL ao responder a pergunta do momento na Capital, se o partido estará ou não com Topazio na eleição, coloca o cenário ainda dividido. “Está meio a meio. Metade (do partido) quer uma candidatura própria. A outra metade quer o Topazio”. Se for candidatura própria, o nome é Bruno Souza.

Aliás

Dia 27 o PL deve filiar vereadores em Florianópolis. Gabrielzinho e Bericó já têm eventos marcados. Manu Vieira (NOVO), veja foto abaixo, também é cotada para migrar.

Inchado

Com as trocas de siglas, há quem esteja preocupado com o inchaço do PL em Florianópolis. O partido vai ter uma briga intensa por quatro vagas na Câmara, que é a projeção atual.

Continua depois da publicidade

Polarização catarinense

O deputado estadual Sargento Lima (PL) gravou um vídeo, dias atrás, em que já desenha o cenário preferido pelos liberais para o discurso eleitoral. Ele atacou o PSD, que assim como o PL, tem se destacado nas filiações para as eleições municipais. Lima escancarou que, daqui para frente, PL e PSD serão os polos das principais disputas no Estado.

OAB-SC

As peças movimentam-se para a eleição da OAB, em novembro. A atual presidente, Claudia Prudêncio, segue no projeto de reeleição. O presidente da Caasc, Juliano Mandelli, mostra-se alinhado a ela. O vice de Claudia, Eduardo Mello, monta projeto próprio para concorrer e tem sido visto circulando ao lado do vice-presidente Nacional da OAB, Rafael Horn.

Quinto do MP-SC

Neste ano, haverá uma disputa dentro do MP por uma vaga de desembargador no TJ-SC. Com a aposentadoria de Raulino Jacó Bruning, prevista para agosto pela compulsória ao atingir 75 anos, se abrirá uma nova corrida de Quinto Constitucional. Dois nomes despontam: a procuradora Gladys Afonso e o promotor Luciano Naschenweng.

Ano na Alesc

Por conta do ano eleitoral, o clima na Assembleia Legislativa (Alesc) deve ser em ritmo lento. Até a metade do ano, poucos projetos devem movimentar efetivamente os deputados. A tendência é que uma discussão sobre incentivos fiscais, motivada pelo governo do Estado, seja a principal pauta até lá.

Continua depois da publicidade

No comando

A deputada estadual Paulinha (veja foto abaixo) assumiu o comando estadual do Podemos. Ela pretende conversar com as 81 executivas municipais do partido, mas o foco estará nas 20 maiores cidades para as eleições municipais. Na maioria delas, o PSD deve ser o partido das principais alianças. A promessa dela é de que o novo comando vai estruturar o partido e criar força para as eleições de 2026.

Visita de cortesia

Depois de palestrar no encontro da Uvesc, na semana passada, na Alesc, o governador Jorginho Mello (PL) deu um pulo no gabinete do presidente da Assembleia, Mauro de Nadal (MDB). Os dois tomaram chimarrão acompanhados de outros deputados como Lucas Neves e Mario Motta (veja foto na galeria abaixo).

Inédito

O governo de SC criou um setor para atuar na causa animal. Ligada a secretaria do Meio Ambiente e Economia Verde, a Diretoria de Bem Estar Animal já atua para auxiliar os municípios, por exemplo, em projetos de castração e combate aos maus tratos. Ainda no primeiro semestre, essas ações já deverão estar em prática.

De novo

A Associação Nacional das Universidades Particulares (ANUP) fez um pedido ao TCE para que as inscrições do programa Universidade Gratuita, em 2024, sejam suspensas. A Ampesc, que representa as particulares em SC e perdeu três tentativas de barrar o programa na Justiça, emitiu nota dizendo que não concorda com o pedido e diz que aposta no diálogo com o governo.

Continua depois da publicidade

Veja abaixo a galeria de fotos dos fatos do Café com Ânderson