A BR-101 Sul está no pacote de leilões preparado pelo governo Michel Temer (MDB) que será entregue “de presente” a Jair Bolsonaro (PSL). Segundo o jornal Valor Econômico, o atual presidente fez um esforço por destravar concessões na área de infraestrutura, que será aproveitado pelo próximo governo.
Continua depois da publicidade
Em audiência pública, há dois meses, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) já havia anunciado a intenção de passar a rodovia para o controle privado no ano que vem, com previsão de instalar quatro praças com cobrança de pedágio.
Primeiro da lista
Os aeroportos de Navegantes e Joinville também devem entrar rapidamente na lista de concessões _ o governo Bolsonaro pretende liquidar a Infraero em quatro anos. Os dois aeroportos catarinenses entram no bloco Sul, que deve ser um dos primeiros a ser entregue à iniciativa privada. O aeroporto de Curitiba será o chamariz para o pacote, que deve ser privatizado em 2020, no segundo ano de governo.
Mulher
O combate à violência contra a mulher vai ser a bandeira da Associação Nacional dos Defensores Públicos (Anadep) em 2019. O tema das ações programadas para o ano que vem será “Em Defesa Delas”.
Continua depois da publicidade
Na Capital, este ano, 115 mulheres procuraram a Defensoria em busca de ajuda. Em todo o Estado, os defensores conseguiram o afastamento do agressor do lar e proibição de chegar perto da vítima em 95% dos casos.
Telefonia
O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) determinou que a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e a empresa de telefonia Oi cumpram o que foi decidido em uma ação judicial, e instalem serviços telefônicos nas comunidades rurais de Diamantino e Rio Morto, em Rodeio.
A decisão é de 2015, em resposta a um processo que começou na comarca de Blumenau. A Justiça determina que seja implantada telefonia, com acessos individuais, em aglomerados rurais com mais de 300 habitantes.