Está programada para esta quinta-feira (12) a vinda do ex-presidente Jair Bolsonaro a Santa Catarina. Ele participa de agendas na Efapi, festa promovida pela prefeitura de Chapecó na maior cidade do Oeste catarinense. O prefeito da cidade, João Rodrigues, e o governador do Estado, Jorginho Mello, vão acompanhá-lo na programação da tarde desta quinta-feira. A agenda, entretanto, não ficará completa conforme os planos dos apoiadores bolsonaristas de primeira hora.
Continua depois da publicidade
Bolsonaro pode virar Cidadão Catarinense, mas lei impede título a pessoas inelegíveis
A ideia inicial dos parlamentares do PL na Assembleia Legislativa (Alesc) era que Bolsonaro recebesse na Efapi o título de Cidadão Catarinense. Na semana passada, uma sessão extraordinária da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) foi feita para agilizar a tramitação do projeto proposto pelo deputado Oscar Gutz (PL). Assim, a aprovação deveria ocorrer até esta quarta-feira, o que não se confirmou.
A sessão desta quarta terminou por volta de 16h30min e o texto não foi incluído na pauta. Oficialmente, a assessoria do deputado Oscar Gutz diz que ele pediu a retirada de pauta porque estava em atuação no Alto Vale do Itajaí por conta das cheias dos últimos dias. Entretanto, a coluna apurou que o clima na Alesc não é de avanço para a proposta. Ela deve ficar parada.
E o principal motivo é justamente a lei de 2021, do então deputado Bruno Souza (NOVO), que impede a concessão do título de Cidadão Catarinense a pessoas com condição de inelegibilidade. Nesta terça-feira (10), em contato da coluna com a assessoria de Gutz, a resposta foi de que o deputado não se manifestaria sobre a lei de 2021 e a relação com o projeto do título ao ex-presidente.
Continua depois da publicidade