Atrás no resultado do 1º turno e nas pesquisas deste 2º turno, o presidente Jair Bolsonaro (PL) seguiu o roteiro. Precisando virar o jogo, partiu para o ataque contra o ex-presidente Lula (PT) no último debate entre ambos, na noite desta sexta-feira (28), na Globo. Do primeiro ao último bloco, a estratégia foi tentar expor o adversário com temas sensíveis ao petista. No entanto, a tática de Bolsonaro foi baseada, em grande parte, no que circula no WhatsApp dos apoiadores dele.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

O debate, em si, ficou circula do entre estes temas populares nas redes sociais. No primeiro bloco, quando logo de início o atual presidente abriu a sessão de confrontos, Lula pareceu mais acuado. O petista tentou sair do cenário ofensivo, mas teve dificuldades diante de um Bolsonaro visivelmente interessado em fazer um debate combativo.

Veja fotos do último debate entre Lula e Bolsonaro na Globo

Com a evolução do debate, a tática do atual presidente ficou mais clara, mas perdeu força. Faltou a Bolsonaro evoluir no discurso para apresentar propostas e discutir o Brasil. Do outro lado, Lula foi se soltando porque enxergou o espaço livre para falar de gestão.

Continua depois da publicidade

A sequência vinda do WhatsApp por parte de Bolsonaro seguiu o roteiro de temas como relação de Lula com a Venezuela, a prisão de Marcola, os casos de corrupção nos governo petistas, dentre outros. Tudo, na prática, não passou de uma estratégia muito clara por parte de um candidato que tem a missão de virar votos para se manter nos cargos.

Antes mesmo do debate começar, era voz corrente nos bastidores que Bolsonaro procuraria o confronto, afinal precisa reverter o quadro do primeiro turno. Já de Lula se esperava uma postura mais propositiva, sem busca por conflitos. O petista tentou fazer isso, mas foi obrigado a reagir diante de um começo intenso do adversário.

Confira outras coluna de Ânderson Silva

Com o passar dos blocos, Lula se sentiu mais à vontade porque voltou ao espaço que lhe é mais confortável. Ao fim, o debate ficou marcado apenas pelos confrontos, como pretendia Bolsonaro desde o começo.

Leia também:

A superação de Décio e a estratégia de Jorginho; veja trajetória dos candidatos

Continua depois da publicidade

Conheça as trajetórias de Lula e Bolsonaro, candidatos que disputam à Presidência

Live, ao vivo e site especial: como será a cobertura do NSC Total nas Eleições 2022