O binário na região do campus central da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis, teve os detalhes definidos. Além disso, a prefeitura da Capital já trabalha com a possibilidade de colocar o novo sistema viário da região em prática no dia 21 de abril, feriado de Tiradentes, que é uma sexta-feira. O sábado e domingo seguintes também serviriam para a adaptação de moradores e motoristas.
Continua depois da publicidade
Topázio confirma novo binário em Florianópolis e coloca prazo para implantação
O projeto prevê que a Rua Deputado Antonio Edu Vieira será em duas faixas exclusivas no sentido UFSC. Já para “descer” em sentido Via Expressa Sul e Saco dos Limões será necessário seguir pela Edu Vieira até a região da Eletrosul, onde o motorista vai acessar a Avenida César Seara, que vai se encontrar com a Rua Capitão Romualdo de Barros. Na sequência, o condutor chegará à Rua João Motta Espezim, onde também poderá a acessar a Rua Waldemar Vieira.
Segundo a prefeitura, a distância de um ponto ao outro com o binário terá aumento médio de 21%. No entanto, o tempo de deslocamento vai diminuir, em média, 60%. Nos próximos dias, haverá uma reunião de representantes do município com moradores locais para a apresentação do projeto. No entanto, a prefeitura aposta bastante no projeto para acabar com as filas da região.
Até mesmo o transporte público que circula na Carvoeira e Pantanal passará por uma reformulação. Sete novas linhas serão incluídas a partir da abertura do binário. Um delas, por exemplo, vai ter a transformação da rota Ticen/UFSC, que deixará de ser feita pela Beira-Mar Norte e vai sair do terminal em direção ao Sul da Ilha para subir pela Edu Vieira.
Continua depois da publicidade
As mudanças devem ser divulgadas pela prefeitura nos próximos dias para que os moradores e motoristas que passam pela região tenham um tempo de adaptação.