Até a próxima segunda-feira (19), o deputado federal Ricardo Guidi (PSD) deve dar uma resposta ao governador Jorginho Mello (PL) sobre o convite feito a ele para assumir a secretaria de Estado do Meio Ambiente em Santa Catarina. A pasta é a única que ainda tem um nome interino no comando. A presidente do Instituto do Meio Ambiente (IMA), Sheila Meireles, responde cumulativamente pelo cargo desde o começo de 2023.

Continua depois da publicidade

Convite de Jorginho a deputado federal para assumir secretaria pode abrir vaga na Câmara

O convite a Guidi ocorreu em Brasília, nesta semana, quando Jorginho esteve na Capital Federal. Participaram do encontro, além do deputado convidado para o cargo, os deputados federais Ismael dos Santos (PSD) e Júlia Zanatta (PL) e o suplente de deputado federal Darci de Matos (PSD), que assume a cadeira de Guidi na Câmara dos Deputados.

A articulação para o convite partiu de Júlia Zanatta. Guidi teria feito pedidos na negociação, que incluem a nomeação de uma equipe mínima de 10 pessoas e a manutenção de uma pessoa da família no Conselho Estadual de Educação.

O movimento, além de mexer na estrutura do secretariado de Jorginho, tem clara ligação com a política. Com a ida de Clésio Salvaro, atual prefeito de Criciúma, do PSDB para o PSD, criou-se uma sombra para as intenções de Guidi no PSD, que pretende disputar a prefeitura em 2024. Salvaro tem outro candidato como preferência, que é Arleu da Silveira, outro nome que deve se filiar ao PSD em 2024.

Continua depois da publicidade

O movimento de Julia junto a Jorginho é para que Guidi seja o candidato pessedista no ano que vem, tendo como vice um nome do PL. Um dos cotados é Guilherme Colombo, esposo da deputada.