A grande presença de aeronaves militares no céu de Florianópolis, desde o final de semana, repercute nas redes sociais. Os aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) estão circulando pela região, e já foram gravados por pessoas que se assustaram com o movimento. No entanto, não há nada para se assustar. Trata-se de um treinamento da FAB que envolve algumas das principais aeronaves da corporação no país.

Continua depois da publicidade

> Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

O ponto principal do programa é a Base Aérea de Florianópolis, que fica no Sul da Ilha, ao lado do Aeroporto Internacional Hercílio Luz. De acordo com a FAB, o que está em operação é o Exercício Operacional de Busca e Salvamento (EXOP CARRANCA). O treinamento pretende “adestrar as Unidades Aéreas participantes e o Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento (EAS) na execução de técnicas necessárias ao cumprimento da Ação de Força Aérea de Busca e Salvamento”.

Pelo menos seis esquadrões da Força Aérea estão envolvidos no projeto. Além disso, participam do exercício o helicóptero H-60 Black Hawk e os aviões SC-105 Amazonas, P-95 Bandeirante Patrulha, C-130 Hércules e P-3 AM Orion.

Os trabalhos começaram no último domingo (17) e vão até o dia 7 de maio, conforme a programação da FAB.

Continua depois da publicidade

Leia também:

Ponticelli fala em “gratidão” a Moisés durante evento no Sul de SC

Mapa de risco para Covid regionalizado deixa de existir em SC

Decisão do STF dá segurança jurídica à meia-entrada para professores em SC