Tramita na Câmara de Vereadores de Florianópolis um projeto que aumenta o número de famílias atendidas pelo Auxílio Municipal Emergencial (AME). Das 1,8 mil beneficiadas inicialmente, agora serão 2,6 mil. Isso porque a prefeitura incluiu no grupos as pessoas que entraram no CadÚnico do governo federal em 2021. O projeto que havia sido aprovado na Câmara tinha um limite até dezembro de 2020.
Continua depois da publicidade
Florianópolis: saiba quem pode receber o Auxílio Emergencial da prefeitura
O prefeito Gean Loureiro (DEM) encaminhou o novo projeto no começo desta semana. Durante a sessão plenária desta terça-feira (8), o vereador Afrânio Boppré (PSOL) pediu que seja dada tramitação “urgente urgentíssima”. Neste caso, o texto seria votado em três dias, como ocorreu na primeira proposta. Boppré criticou a prefeitura por já não ter incluído as famílias que entraram no CadÚnico em 2021 no texto original.
Florianópolis aprova auxílio emergencial e pagamentos devem começar em maio
O município já estudava a ampliação nos últimos dias. A alegação da prefeitura é de que há famílias que não recebem o Bolsa Família e que em 2020 não se inscreveram no auxílio do governo federal porque não tinham necessidade. Agora, em 2021, o cenário mudou e elas não têm mais o direito de recebê-lo. Por isso a intenção de pagar um valor municipal para atingir quem não tem o valor pago pelo governo federal.
Continua depois da publicidade
A lista dos beneficiários pode ser consultada no Covidômetro Floripa. A primeira parcela para os grupos atingidos inicialmente pela proposta foi paga no final de maio. Ao todo, serão R$ 1,5 mil em cinco vezes de R$ 300.
Leia também:
Auxílio emergencial de SC será aprovado nesta semana, prevê governo