O aumento salarial dos professores em Santa Catarina terá um dia decisivo nesta quarta-feira, 11 de agosto. Com a pressa do governo do Estado para votar o quanto antes e pagar ainda neste mês na folha de setembro o novo piso de R$ 5 mil, será necessária uma tramitação “a jato” dentro da Assembleia Legislativa (Alesc). A proposta de emenda à Constituição (PEC) passou pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) nesta terça-feira (10), mas precisa ainda do aval de outras duas comissões antes de ir a plenário. E a base governista que fazer isso tudo só em um dia.

Continua depois da publicidade

> Receba as principais informações de Santa Catarina pelo WhatsApp

O primeiro passo é a análise da Comissão de Finanças e Tributação. A reunião do gupo será durante a manhã. Por fim, a PEC ainda precisa passar pela Comissão de Educação. A presidente é a deputada Luciane Carminatti (PT), que ainda não definiu sobre a tramitação, segundo a assessoria delas.

A pressa do governo, pelo que apurou a coluna, ainda enfrenta resistências. Alguns parlamentares entendem que, apesar do real benefício financeiro, ainda precisa ser melhor discutido, principalmente pela descompactação da carreira, entre outros pontos.

A promessa do Executivo é que a descompactação, por exemplo, será discutida num futuro projeto. Mas o aumento chegou primeiro porque o governo tem pressa não só para rodar a folha, mas para conseguir aplciar os 25% do orçamento do Estado de 2021 na Educação. A estratégia de conceder o aumento faz parte dessa programação. No entanto, ela é arriscada porque pode gerar questionamentos de órgãos de controle. Entenda o motivo aqui.

Continua depois da publicidade

EDIT PARA ATUALIZAÇÃO, ÀS 13H07MIN DESTA QUARTA-FEIRA:

A PEC voi aprovada na Comissão de Finanças e Tributação com apenas um voto contrário, do deputado Bruno Souza (Novo). Agora ela será votada na Comissão de Educação, ás 13h desta quarta-feira. Depois vai a plenário na Ordem do Dia, às 16h.

Leia também:

Moisés enviará “microrreforma” administrativa à Alesc

Crônica de domingo: Os superpoderes de um pai

Bolsonaro usa Santa Catarina como salão de festas

Privatização dos Correios: como votaram os deputados federais de SC

Shopping desiste de adotar praça em Florianópolis após impasse

Salário dos professores em SC: governo quer pagar aumento ainda em agosto