Os governadores de 24 Estados vão se reunir para debater, entre outros assuntos, a defesa da democracia. Os recentes ataques ao Supremo Tribunal Federal (STF) mobilizaram os chefes dos Executivos estaduais. O encontro ocorre nesta segunda-feira (23), com a presença do governador de Santa Catarina, Carlos Moisés da Silva. Ele estará na reunião de forma virtual.
Continua depois da publicidade
> Receba as principais notícias de Santa Catarina no WhatsApp
A programação está marcada para começar às 10h, com a abertura feita pelo governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, coordenador do Fórum Nacional dos Governadores. Depois haverá a apresentação dos assuntos relacionados à conjuntura atual como a defesa da democracia e riscos ao pacto federativo. Caberá ao governador do Piauí, Wellington Dias, fazer a fala inicial sobre o tema.
O secretário da Fazenda do Piauí, Rafael Fonteles, falará sobre os riscos ao pacto federativo. Após isso está previsto um debate entre os governadores, seguida da discussão sobre a governaça climática. A reunião deve terminar por volta do meio-dia.
Impeachment de ministro do STF
Na última sexta-feira (20), o Palácio do Planalto, sob comando do presidente da República, Jair Bolsonaro, protocolou no Senado um pedido de impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. O magistrado tem sido o responsável por ordenar as buscas e apreensões e prisões de envolvidos em ataques à democracia, incluindo o próprio STF.
Continua depois da publicidade
Essas reações causaram a mobilização de alguns governadores. Além disso, as manifestações marcada para 7 de setembro também geram preocupação diante de novos ataques à democracia.
Leia também
Precisa renovar a CNH? Confira as datas
Bolsa Família 2021; confira o calendário
Semana com apenas 4 dias? Saiba como trabalhar menos e ganhar mais