Começou nesta quarta-feira (27) o prazo de 90 dias para que a construtora portuguesa Teixeira Duarte reforce as quatro bases provisórias da ponte Hercílio Luz, em Florianópolis. O contrato entre o governo do Estado e a empreiteira que já faz as obras de recuperação da estrutura foi assinado no último dia 20 de fevereiro. A contratação foi emergencial, sem licitação. Os portugueses vão receber R$ 3.156.151,79.

Continua depois da publicidade

Segundo o contrato, deve ser feita a "execução dos serviços emergenciais de substituição/reforço das estruturas de sustentação provisória (ESP) inferior da ponte Hercílio Luz". Os trabalhos devem ser concluídos até 28 de maio deste ano. A recuperação das bases é considerada fundamental neste momento para o prosseguimento das obras. As quatro estruturas são cruciais para que os operários possam fazer os outros serviços, além de que atualmente seguram todo o peso da ponte.

A próxima etapa da instalação das barras de olhal, responsáveis por dar as curvas da Velha Senhora e segurar o vão central, somente pode ocorrer depois da recuperação das bases. A previsão de inauguração é dezembro de 2019.