A violência dos assaltos contra ônibus nas rodovias estaduais e federais mobiliza as forças de segurança de Santa Catarina e Paraná. Os casos têm ocorrido nos dois Estados, mas envolvendo principalmente veículos que saem de rodoviárias catarinenses, como foi na madrugada de quarta-feira em Tijucas do Sul, na região Metropolitana de Curitiba, quando um passageiro matou dois criminosos.

Continua depois da publicidade

Os setores de inteligências das polícias dos dois Estados estão trabalhando em conjunto. A dinâmica dos crimes e a violência usada se assemelha aos crimes de assalto contra agências bancárias registrados em SC recentemente. Na semana passada, um trabalho conjunto da Polícia Militar (PM), Gaeco e Polícia Civil coneguiu prender um bando que atuaria em Santa Cecília, no Meio-Oeste.

Somente no ano passado, foram 23 assaltos a ônibus em território catarinense. Isso sem contar os casos envolvendo veículos e vítimas catarinenses em outros Estados. O atrativo para os criminosos que buscam os veículos de viagem interestadual para cometer roubos, segundo a PRF, é os valores em espécie geralmente encontrados junto com os passageiros.