As imagens impactantes do assalto a um banco em Blumenau, no Vale do Itajaí, mostram que o crime é uma afronta à segurança pública de Santa Catarina. Bandidos fortemente armados renderam pessoas e as colocaram de mãos dadas em meio a uma das principais rodovias da região, a SC-108, que liga a cidade ao Norte do Estado. Além disso, os criminosos se utilizaram se suas armas longas para dar tiros e apavorar reféns e evitar qualquer aproximação. Tudo isso na metade da manhã, em plena luz do dia.
Continua depois da publicidade
O que ocorreu em Blumenau nesta sexta-feira pede uma resposta rápida das forças de segurança. Mesmo diante de uma redução significativa nos índices de criminalidade no Estado, a sensação de insegurança das pessoas aumenta quando imagens como a deste assalto se espalham. O som dos tiros e a exposição dos reféns agravam o cenário.
Pelas imagens é possível perceber que trata-se de uma quadrilha especializada e bem armada. O modo com que os criminosos agiram se assemelha a outros assaltos a bancos que ocorrem nas demais regiões do país. Todos com uma tática semelhante: armas longas e cordão humano. Neste caso, por exemplo, é possível ver que os reféns são colocados no entorno da caminhonete com dinheiro para cobrir os assaltantes.
Há seis meses outro assalto, desta vez a um avião, deixou uma pessoa morta bem perto do banco roubado hoje, no Aeroporto Quero-Quero. Crime que está sendo investigado, mas que também deixou um rastro de medo em uma cidade conhecida por seus baixos índices de criminalidade. Uma resposta aos crimes com a prisão dos envolvidos vai ajudar a amenizar a sensação atual.
Assista ao vídeo:
Continua depois da publicidade