Para efeitos de comparação, o projeto que a Infraero previa para o aeroporto Hercílio Luz, em Florianópolis, tinha bastante diferença com o que veremos em funcionamento a partir de terça-feira. A começar pelo número de plataformas de acesso: a autarquia federal projetou cinco, a Floripa Airport instalou 10.

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Sem falar que a Infraero prometeu entregar o novo terminal em março de 2014, o que obviamente não aconteceu. A iniciativa privada assumiu a estrutura e vai inaugurar a obra em um ano e nove meses, com possibilidade de liberação antes caso o acesso estivesse pronto. O leilão foi feito em março de 2017, após decisão do governo federal de conceder o terminal da Capital catarinense à iniciativa privada.

Em 2004, a autarquia federal chegou a fazer um concurso público para escolher o melhor projeto arquitetônico de terminal. Um escritório de São Paulo venceu o processo. Os profissionais da Biselli & Katchborian Arquitetos Associados desenvolveram o modelo que seria construído pela Infraero, mas ele foi abandonado por conta da decisão pela concessão.

A obra foi iniciada e paralisada após o rompimento do contrato entre o governo federal e a construtora Espaço Aberto, que faria o trabalho. Ao assumir o aeroporto, entre o segundo semestre de 2017 e começo de 2018, a Floripa Airport refez o projeto, mas contou também com atuação do mesmo escritório de arquitetura, contratado para a nova proposta de terminal.

Os arquitetos trabalharam com maior área construída, inserção de um segundo pavimento e a duplicação da quantidade de portas de embarque. A fundação já havia sido parcialmente feita pela Espaço Aberto antes da paralisação dos trabalhos.

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