A BR-101, na Grande Florianópolis, está prestes a receber um novo modelo de circulação. A Arteris Litoral Sul prevê implantar em julho de 2024 uma faixa exclusiva para motos. O formato já existe em São Paulo, e a concessionária da BR-101 Norte analisa os resultados para implantar em Santa Catarina. Com a liberação do Contorno Viário, em julho, a ideia é que os caminhões pesados possam circular mais pela nova estrutura, o que permite também a “faixa azul” das motos, segundo os planos do Gerente Regional de Operações da companhia, José Júnior.
Continua depois da publicidade
Lançamento do Verão em SC ignora um dos temas mais sensíveis da temporada
Nos estudos da Arteris, seriam 20 quilômetros de área preferencial para as motocicletas, entre o quilômetros 195, em Palhoça, e 215, em Palhoça. No Km 206, em São José, conforme o gerente, está o trecho mais crítico da concessão justamente por conta dos acidentes envolvendo motociclistas.
Frequentemente, há colisões em que os condutores das motos ficam feridos ou até perdem a vida na região próxima à saída da Via Expressa no sentido Sul da rodovia. A Arteris ainda finaliza o projeto e vai dividir a proposta com a Agência Nacional de Transportes Terrestres.
Caso a implantação na Grande Florianópolis dê certo, a ideia do gerente é expandir o projeto na BR-101. Ele diz que a mesma proposta pode ser levada para a região de Itajaí.
Continua depois da publicidade