A fila de espera por um leito de UTI em Santa Catarina agora está disponível de forma pública. A divulgação detalhada vem depois de duas decisões judiciais que discutiam também a implantação de um lockdown no Estado por 14 dias. Dentro da determinação em primeira instância do juiz Jefferson Zanini, de Florianópolis, que colocou sobre o Coes a responsabilidade de definir medidas mais restritivas, ele também ordenou que o governo disponibilizasse a fila de leitos de forma pública. A secretaria de Saúde diz que a medida faz parte da atualização do portal para dar mais transparência aos dados e não tem a ver com as decisões (leia mais abaixo).

Continua depois da publicidade

Em segunda instância, na sexta-feira passada, dia 19 de março, o desembargador João Henrique Blasi, manteve o entendimento da publicidade sobre os dados de UTI. Por isso, então, as informações foram disponibilizadas oficialmente a partir de domingo (21). Elas estão dentro do site oficial do governo sobre coronavírus. Até então, a fila era disponibilizada dentro do boletim diário da situação em SC. Agora ela ganhou um espaço separado e com mais detalhamento.

Pelo número mais atual, desta segunda-feira (22) há 374 pacientes esperando um leito de UTI em Santa Catarina, além de 134 por um espaço em leito clínico. A região de Joinville é a que tem a maior fila para as duas opções. São 100 pessoas esperando por uma UTI e 82 uma vaga no leito clínico no Norte do Estado.

Há também outro dado disponível em relação ao setor de regulação da secretaria de Saúde. Nesse item, são 174 pacientes que constam no sistema para a transferência entre regiões catarinenses em busca de uma vaga de UTI. Veja aqui os detalhes da fila de leitos em SC.

Secretaria diz que medida é atualização

A assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Saúde afirma que a medida não veio por conta das decisões judiciais. Lembra ainda que a lista já estava disponível dentro dos boletins. A pasta afirma que está em constante atualização dos dados por maior transparência. Inclusive, nos próximos dias, de acordo com a secretaria, outras informações devem estar disponíveis.

Continua depois da publicidade