Um ato histórico ocorreu na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) na manhã desta quinta-feira (19). Vanessa da Rosa (PT) assumiu como deputada estadual. Ela é a primeira suplente do PT, e vai ficar no cargo até 20 de novembro, na licença do deputado Padre Pedro (PT). Vanessa é a primeira mulher negra a tomar posse na Assembleia desde Antonieta de Barros, há 89 anos.

Continua depois da publicidade

A data de saída da deputada da titularidade também é simbólica: em 20 de novembro é lembrado o Dia da Consciência Negra. Vanessa foi secretária da Educação de Joinville e atua como professora há 33 anos. Nas eleições de 2022, conquistou 16.832 votos.

A posse da parlamentar foi bastante prestigiada. Ela recebeu muitos aplausos e estava visivelmente emocionada pelo momento:

– Foi um sonho coletivo, comungado por mais de 16 mil catarinenses e hoje concretizado. Estou muito feliz, sou muito grata, em especial, ao deputado Padre Pedro por permitir esse momento.

Na sequência da fala dela, todos os deputados presentes na sessão se manifestaram dando as boas-vindas para a nova colega.

Continua depois da publicidade