Usada até 2015, a ponte Cabeçuda, também conhecida como a “antiga ponte de Laguna”, vai gerar um aumento no custo do pedágio da BR-101, no trecho Sul. Antes da inauguração da ponte de Anita Garibaldi, em novo traçado da rodovia, o trânsito passava pela estrutura que passou a ser apenas de uso interno da cidade (veja fotos abaixo). Entretanto, a ligação precisa de reparos por conta da deterioração. Na semana passada, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) aceitou um pedido da CCR Via Costeira, concessionário da BR-101 Sul para obras na antiga ponte. A autorização, entretanto, implicará em reajuste na tarifa do pedágio das quatro praças da empresa na região.

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Trecho importante do Contorno Viário é concluído; veja fotos

Em nota à imprensa, a CCR confirmou a autorização para que sejam feita as obras no antigo traçado da rodovia, no km 314. A ANTT reconheceu que a antiga estrutura não faz parte do escopo da concessão. A partir de agora, a CCR “compromete-se, em com o poder concedente (ANTT), a elaborar e apresentar o projeto executivo (já apresentado) e orçamento inspecionado e certificado para as obras de recuperação, manutenção, conservação, monitoração e operação do referido segmento rodoviário”.

Ao mesmo tempo, de acordo com a concessionária, fica assegurada “a recomposição do equilíbrio econômico-financeiro da tarifa de pedágio, mediante processo de revisão extraordinária do Contrato do Edital de Concessão nº 02/2019, para cobrir os custos relacionados à elaboração do projeto executivo e orçamento inspecionado das obras e serviços em questão”. Os valores a serem alterados ainda não foram divulgados.

As obras de recuperação da ponte têm investimento total estimado em cerca de R$ 7 milhões. A previsão da CCR ViaCosteira é de que todas as intervenções sejam concluídas no primeiro semestre de 2024.

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Veja abaixo fotos da antiga ponte de Laguna:

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