Em um encontro com salão lotado no CentroSul, em Florianópolis, o União Brasil já sinalizou movimentos que fará em 2024 nas eleições municipais. Um deles é o apoio à candidatura de reeleição de Topazio Neto (PSD) na Capital catarinense. Gean Loureiro, ex-prefeito da cidade e agora presidente estadual licenciado do União, confirmou que o partido vai estar com o atual prefeito no ano que vem. Gean fez o movimento antes de viajar, nos próximos dias, para a Austrália, onde ele passará seis meses para estudar.

Continua depois da publicidade

No lugar do ex-prefeito na presidência do União, ficou o vice-presidente, que é o deputado federal Fábio Schiochet. A intenção de Gean é voltar ao cargo no começo de 2024 para comandar as alianças da disputa de outubro.

Neste cenário, a principal coligação deve ocorrer em Florianópolis, onde Topazio já fez dobradinha com Gean em 2020, mas para a candidatura a vice-prefeito que depois o colocou no cargo de prefeito quando Gean renunciou para disputar o governo de SC em 2022.

Nas negociações que ainda vão ocorrer, o União deve pedir a cadeira de vice ao atual prefeito. As conversas, entretanto, não serão fáceis. Caso queira atrair outros partidos, Topazio terá de oferecer espaços atraentes, como a própria cadeira de vice. O PL, por exemplo, é uma das siglas que deve participar das conversas.

Continua depois da publicidade