A tendência de melhora da água da Beira-Mar Norte, em Florianópolis, caiu por terra com a última análise de balneabilidade realizada pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA). A medição foi feita na quarta-feira (26).
Continua depois da publicidade
A piora foi considerável: o resultado apontou para um índice de coliformes fecais de 6.867, sendo que o limite é 800. Em maio o exame apontou para 285.
Com mais dois níveis baixos a praia na Capital catarinense já poderia ser considerada balneável.
Depois do índice registrado na medição de junho, porém, vai demorar mais para isso ocorrer.
Sonegação
Auditores fiscais da Receita Federal em Santa Catarina têm conseguido comprovar atos de sonegação em 9 de cada 10 casos analisados. Essa efetividade de 91% é obtida a partir do cruzamento de informações, num trabalho de inteligência que vem sendo aprimorado pelos técnicos catarinenses. Somente em 2018, foram 2.442 representações para fins penais em todo o país, sendo 136 no Estado. “É importante observar a gravidade dos casos: não são apenas infrações, mas crimes tributários e não tributários, principalmente corrupção e lavagem de dinheiro”, alertou o auditor fiscal Rogério Penna, da Delegacia da Receita Federal em Florianópolis.
Continua depois da publicidade