Presente nas redes sociais, a deputada estadual Ana Caroline Campagnolo (PSL) desativou sua conta no Twitter nesta segunda-feira depois que postagens antigas dela foram resgatadas por internautas. As publicações remetem a 2011 e 2012. Nelas, a parlamentar faz alusão ao consumo de maconha. Os textos ganharam repercussão por conta do posicionamento conservador da pesselista.
Continua depois da publicidade
Logo que os posts foram descobertos, algumas pessoas chegaram a responder os tweets antigos, mas a conta foi desativada ainda na tarde de segunda. Os perfis de Ana Campagnolo no Instagram e no Facebook continuam ativos. E foi em ambas que ela se manifestou sobre o caso. No Facebook, por exemplo, a deputada postou uma foto encontrada no Twitter em que ela consome narguilé, uma espécie de cachimbo oriental usado para fumar.
Abaixo da foto ela escreveu que a imagem é de 2017 com um narguilé de "chicletes". Segundo a deputada, os tuítes de 2012 estavam "ironizando manés que se drogam na faculdade". Depois explicou que desativou o Twitter, "por ora, de tanto maconheiro comemorando equivocadamente e me marcando". Ao final, ela ainda faz um registro "Brinquem à vontade, mas não esqueçam que eu fiz Proerd", em alusão ao programa estadual da Polícia Militar que leva o combate às drogas para os alunos de quinto ano em Santa Catarina.
Ainda na segunda-feira, antes de se posicionar no Facebook, Ana Campagnolo respondeu aos questionamentos de seguidores no Instagram. Diferente do que escreveu horas depois, alegou que desativou o Twitter "porque não tenho tempo para cuidar disso". E completou: "Sou deputada agora, não sou mais uma estudante tuitando deboche".
Segundo o chefe de gabinete da parlamentar, Marcos Meurer, a conta foi desativada porque ela não conseguiria responder a todas as manifestações já que ela costuma fazer isso nas postagens de suas redes sociais. Meurer diz que as publicações sobre maconha foram ironias feitas pela deputada.
Continua depois da publicidade
Na noite de segunda, o nome da deputada esteve entre os assuntos mais comentados no Twitter no Brasil.