Com a cadeira ameaçada, o secretário de Estado de Educação, Natalino Uggioni, recebeu nas últimas horas apoios públicos nas redes sociais. Cogita-se que o deputado estadual Luiz Fernando Vampiro (MDB) vá assumir o cargo nos próximos dias, por indicação do governador Carlos Moisés da Silva. O movimento é político por parte de Moisés, que pretende se aproximar ainda mais do MDB. Com isso, Uggioni deixaria o posto.
Continua depois da publicidade
Aulas presenciais em SC: secretário de Educação se diz a favor da “retomada com segurança”
O próprio secretário compartilhou em seu perfil no Facebook a manifestação de uma professora que pede a permanência dele no cargo. O apelo é dirigido ao governador. Nas redes sociais de Carlos Moisés, desde esta terça-feira (12) seguidores passaram a comentar com apelos para que Uggioni seja mantido na função.
Receba notícias de Florianópolis e região no seu WhatsApp
Na tarde de quarta-feira (13), os coordenadores regionais de Educação emitiram um “manifesto pela Educação de Santa Catarina”. Eles pedem a continuidade do secretário e afirmam que o Estado alcançou posição de destaque no país pelo trabalho de Uggioni à frente da pasta.
Continua depois da publicidade
A decisão agora está nas mãos de Vampiro. Caso dê sinal positivo, o emedebista seria o segundo nome da Alesc no governo Moisés nesta nova fase de gestão iniciada logo após o fim do processo de impeachment da equiparação salarial.
Na Agricultura, Altair Silva (Progressistas) toma posse na próxima segunda-feira, dia 18 de janeiro. Ele será o primeiro deputado a ocupar uma cadeira de secretário no Executivo de Moisés. Em 2018, porém, o então governador eleito afirmou que não chamaria parlamentares para o primeiro escalão.