Os deputados estaduais de Santa Catarina voltam aos trabalhos no plenário da Assembleia Legislativa (Alesc) na próxima quarta-feira (2), às 14h. Em sessão no início da tarde, será feita uma votação para a escolha do novo presidente, que já está definido. Com o acordo entre os emedebistas, Moacir Sopelsa (MDB), será o eleito para completar o mandato de dois anos dividido com Mauro de Nadal (MDB), presidente desde o começo de 2021.

Continua depois da publicidade

> Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Apesar de a presidência ter um consenso, a cadeira de vice será disputada. O PL, partido do atual vice-presidente, Nilso Berlanda, está dividido. O deputado estadual Maurício Eskudlark tem votado com o governo, enquanto os demais parlamentares fazem oposição ao governador Carlos Moisés da Silva. Com isso, Eskudlark será candidato com o apoio da base governista, enquanto Marcius Machado (PL) disputará com a benção do comando do partido.

Diante da alta margem de vitória do governo na Alesc, Eskudlark deve ser eleito sem dificuldades. A nova Mesa Diretora ficará à frente da Alesc até o começo de 2023, quando assume a nova composição da Assembleia a ser eleita em outubro.

Despedida

Sopelsa será presidente do Parlamento cararinense como uma forma de despedida da política. Ele não vai concorrer à reeleição. O ano na Alesc não tende a ser tumultuado. Com as eleições em outubro, a tendência é de meses mais serenos em 2022 no Legislativo, bem diferente do que ocorreu em 2020 e 2021, quando os deputados foram acionados com frequência para decidir sobre temas como impeachment e Reforma da Previdência.

Continua depois da publicidade

Mensagem de Moisés

A sessão especial que marca a leitura da mensagem anual do governador Carlos Moisés da Silva deve ficar para a outra semana. A tendência é que ela ocorra em 8 de fevereiro.

Leia também:

Volta às aulas em SC tem novas regras definidas em decreto

Segurança pública em SC tem novo “chefe” em 2022