A balneabilidade das praias de Santa Catarina voltou a ser medida. O Instituto do Meio Ambiente (IMA) retomou os trabalhos em agosto. Desde março o serviço havia sido paralisado por conta da pandemia do coronavírus. Os primeiros resultados devem ser divulgados nas próximas semanas, com a consolidação dos testes na terceira semana de outubro, de acordo com o órgão. Mesmo assim, o IMA alerta para que as pessoas não causem aglomerações nas praias.

Continua depois da publicidade

Tardes quentes irão marcar os próximos dias em SC

A orientação é para que as pessoas sigam as orientações da Saúde, evitando permanecer nos locais. Em relação aos anos anteriores, o Instituto passa a divulgar antes os resultados de balneabilidade. Geralmente o primeiro balanço saía em novembro, mais perto da temporada de verão.

O motivo alegado é dar “mais segurança aos resultados para os banhistas”. Inicialmente, como são necessários cinco testes consolidados para a confirmação da condição da água, alguns pontos podem constar como “Indeterminado” ou “Impróprio”, além do “Próprio”.

De olho na Beira-Mar Norte

Um dos pontos mais visados nos testes do IMA é a Beira-Mar Norte. E a justificativa está no valor que foi investido para despoluir a água da região. Nos testes mais recentes, de fevereiro e março, a condição estava imprópria nos três pontos monitorados. A conferir nas próximas semanas se os sistema implantado surtirá efeito.

Continua depois da publicidade