Em 5 de dezembro de 2012, o Diário Catarinense estampava em sua capa a preocupação: “Atraso nos acessos ameaça a operação no novo aeroporto”. Dizia a manchete ao ser referir ao terminal de passageiros do Hercílio Luz, em Florianópolis, que seria construído pela Infraero com promessa de entrega em março de 2014. O acesso viário, de responsabilidade do Estado, já estava atrasado e ficaria para 2015.

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Quase sete anos depois, a manchete parece ser bem atual. A inauguração oficial do novo terminal de passageiros – agora não mais sob responsabilidade do a Infraero, e sim da iniciativa privada – ocorre neste sábado (28) com o acesso ainda improvisado. A promessa da secretaria de Infraestrutura é que na terça-feira, quando o aeroporto entra em operação no novo endereço, não haverá o desvio criado pela ausência da operação do elevado da Ressacada.

O projeto completo do acesso, é bom lembrar, ficará para março de 2020. Por enquanto, dois trechos estarão em pista simples. Mesmo com sete anos, o governo catarinense (e suas diferentes gestões) não conseguiu finalizar a obra viária. Entregará uma construção parcial para atender ao funcionamento do aeroporto, que lá em 2012 já se sabia: teria que esperar para funcionar.

Mas, nos tempos atuais, prevaleceu o bom senso. O Estado teve que correr contra o tempo para se adequar ao novo terminal. A Floripa Airport queria entregá-lo antes, só que não havia o acesso pronto. O mais preocupante disso tudo é que os anos passam e as manchetes não envelhecem, principalmente quando o assunto é infraestrutura.

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