O aumento dos voos internacionais no Aeroporto Hercílio Luz, em Florianópolis, coloca a estrutura como a terceira maior do Brasil em movimentação de passageiros estrageiros. Ranking divulgado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), com dados relativos a janeiro de 2024, coloca o terminal da Capital catarinense no “Top 3”, atrás apenas dos maiores hubs internacionais do país, os aeroportos de Guarulhos, em São Paulo e Galeão, no Rio de Janeiro. Em quarto lugar está o Aeroporto de Brasília e em quinto, o de Viracopos.

Continua depois da publicidade

Depois do Panamá, quais as chances de Florianópolis ter um voo para Lisboa

Segundo os dados, em janeiro de 2024 passaram pelo Aeroporto Internacional de Florianópolis, 130.699 passageiros de voos internacionais, um crescimento de 75% em relação ao mesmo período de 2019, antes da pandemia e de 78% se comparado com janeiro do ano passado. Foram seis destinos internacionais a partir da capital catarinense: Buenos Aires, Córdoba, Santiago, Montevidéu, Lima e Assunção. Oito companhias aéreas operaram, com até 40 voos internacionais por dia.

– Os números positivos são o resultado de um plano de internacionalização desenvolvido desde que assumimos a operação do Aeroporto de Florianópolis e que se consolidou durante a última temporada. Somos uma das três principais portas de entrada do turismdo internacional no Brasil e temos a expectativa de fechar o primeiro trimestre deste ano nesta posição – afirma Fábio Marques, Diretor de Operações da Zurich Airport Brasil, em material divulgado pela concessionária do aeroporto da Capital.

Ainda em 2024 começa a operar a rota mais esperada no Aeroporto Internacional de Florianópolis, o voo da Copa Airlines que liga Santa Catarina aos Estados Unidos e Caribe, via Panamá. O primeiro voo já tem data, será no dia 25 de junho.

Continua depois da publicidade

Leia também:

Florianópolis terá voo direto para o Panamá com conexão para os EUA; veja os detalhes