Responsável pela defesa dos principais líderes de uma facção criminosa de Santa Catarina, um advogado catarinense foi preso na noite desta sexta-feira (21). Ele era procurado pela Delegacia de Repressão ao Crime Organizado da Diretoria Estadual de Investigações Criminais desde o final de setembro, quando ocorreu a operação Sintonia. A prisão ocorreu em Palhoça, e o nome do investigado não foi divulgado pela corporação.
Continua depois da publicidade
Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
Os investigadores afirmam que ele é o advogado de nomes com influência dentro da organização criminosa. O defensor é apontado como “uma ponte entre os integrantes da organização de dentro presídio e os que se encontram em liberdade”.
Na operação, mais quatro pessoas foram presas em flagrante durante o cumprimento das medidas cautelares. Uma delas era outro advogado que estaria envolvido na investigação.
O advogado já foi levado para o sistema prisional, de acordo com a DEIC. Uma das lideranças da facção que é defendida pelo advogado preso está detido numa penitenciária federal em Rondônia.
Continua depois da publicidade
Facção e o modus operandi
A facção criminosa investigada é a mesma que fez ataques em SC entre 2012 e 2014. Naquela época, a atuação do grupo tinha o mesmo modus operandi. Advogados também teriam sido usados para o envio de informações das lideranças criminosas para as ruas.
Leia também
Sequestro relâmpago em SP termina com mulher presa em São Francisco do Sul
Pai e filhos são presos após tentarem matar PM no Alto Vale do Itajaí