O presidente Jair Bolsonaro nomeou o novo desembargador do Tribunal Regional Federal da 12ª Região (TRT-SC) pelo Quinto Constitucional da OAB. É César Luiz Pasold Júnior, advogado de Florianópolis. Ele não era um dos favoritos da disputa desde o início, mas aos poucos foi ganhando espaço até ser indicado como o segundo mais votado da Lista Tríplice do próprio TRT-SC que foi enviada a Bolsonaro.

Continua depois da publicidade

Com surpresas, TRT-SC define lista de advogados para vaga de desembargador

Pasold Júnior é filho de César Pasold, que faleceu recentemente, é era uma das referências dentro da advocacia catarinense. Desde o começo do Quinto da OAB para esta vaga, outros nomes eram cotados como favoritos. No entanto, a lista enviada a Bolsonaro teve, além de Pasold Junior, os advogados Fabrício dos Santos, que foi o mais votado entre os desembargadores, e Rosemeri Farina, a terceira colocada.

O presidente da República, apesar da tradição, não precisa escolher o mais votado. Em todo o processo, Pasold Junior não esteve no primeiro lugar em nenhuma das etapas, o que torna a nomeação uma surpresa. Na primeira, dentro do Conselho Estadual da OAB, ele ficou em 10º entre os 12 escolhidos. Depois, ficou em quinto na Lista Sêxtupla definida em votação por todos os associados à OAB-SC.

Segundo apurou a coluna, o advogado de Florianópolis trabalhou intensamente nos bastidores para conseguir apoio. Por conta disto, foi avançando nos processos internos da advogacia até ser o escolhido por Bolsonaro.

Continua depois da publicidade

O novo desembargador ocupará a vaga de Lília Leonor Abreu, que se aposentou recentemente do TRT-SC.

Leia também:

Segunda pesquisa Ipec para o governo de SC nas Eleições 2022 será divulgada pela NSC

Juiz proíbe liberação de hidrelétrica em SC com multa milionária